RICARDO PALMA: O BIBLIOTECÁRIO MENDIGO - MUSEU NO PERU


Ao visitar Lima, no Peru em 2011, tive a oportunidade de conhecer a Biblioteca Municipal Ricardo Palma, onde percebi o enorme carinho que os peruanos tem por essa figura ilustre. 


Ricardo Palma foi um escritor peruano (ainda não conheço sua obra, mas agora me interessa saber). Era amante dos livros e das letras e teve uma atuação destacada quando em 1880, enquanto o Chile invadia Lima, lutou para proteger a Biblioteca Nacional que acabou sendo incendiada.

Uma tragédia. Dos oitenta mil volumes que haviam, somente dois mil puderam ser salvos. Conta a história (ouvi da guia do ônibus de turismo) que tempos depois, ao assumir a direção da Biblioteca passou a ser conhecido como O Bibliotecário Mendigo, pois saía pelas ruas de Lima batendo de porta em porta em busca de doações para reconstruir o acervo da biblioteca saqueada. Sua ação foi significativa e a Biblioteca Nacional do Peru foi reaberta em 1884.


Em Miraflores é possível visitar o Museu Ricardo Palma, instalado na residência onde o escritor viveu com sua família. Eu fui...mas era sábado e estava fechado.

Fotos: Peter Janzon

Comentários

  1. Muito interessante, confesso que ainda não fui lá, mas observando algumas linhas que realmente me chamaram atenção estou pensando em dar uma passada mesmo porque não tem hora e nem lugar para se crescer. Penso eu que é muito bom ter o bom lugar para se ganhar conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Pena que você não se identificou, eu teria muito prazer em falar mais desses espaços como indicação por email.

    ResponderExcluir

Postar um comentário