RICARDO PALMA: O BIBLIOTECÁRIO MENDIGO - MUSEU NO PERU

Ao visitar Lima, no Peru em 2011, tive a oportunidade de conhecer a Biblioteca Municipal Ricardo Palma, onde percebi o enorme carinho que os peruanos tem por essa figura ilustre.

Ricardo Palma foi um escritor peruano (ainda não conheço sua obra, mas agora me interessa saber). Era amante dos livros e das letras e teve uma atuação destacada quando em 1880, enquanto o Chile invadia Lima, lutou para proteger a Biblioteca Nacional que acabou sendo incendiada.

Uma tragédia. Dos oitenta mil volumes que haviam, somente dois mil puderam ser salvos. Conta a história (ouvi da guia do ônibus de turismo) que tempos depois, ao assumir a direção da Biblioteca passou a ser conhecido como O Bibliotecário Mendigo, pois saía pelas ruas de Lima batendo de porta em porta em busca de doações para reconstruir o acervo da biblioteca saqueada. Sua ação foi significativa e a Biblioteca Nacional do Peru foi reaberta em 1884.

Em Miraflores é possível visitar o Museu Ricardo Palma, instalado na residência onde o escritor viveu com sua família. Eu fui...mas era sábado e estava fechado.

Fotos: Peter Janzon