CASA DA LITERATURA PERUANA - BIBLIOTECA MÁRIO VARGAS LlOSA

A Casa de La Literatura Peruana foi uma das mais agradáveis surpresas em minha visita a Lima, talvez por não constar nas listas dos principais pontos turísticos e ser um espaço belíssimo e acessível. O enorme prédio abriga várias salas para estudo, discussões e palestras sobre as letras peruanas.

Foi inaugurado em outubro de 2009 e abriga mais de 20 mil livros. No passado, o prédio funcionou como ponto de embarque de trens, tendo ficado conhecido como antiga Estação dos Desamparados.

Bonito observar que numa das áreas externas para leitura foram conservados aspectos que correspondem às antigas estações de passageiros.

Dediquei especial atenção a Biblioteca Mário Vargas Llosa que trás o nome do ganhador do Nobel de Literatura de 2010.

O orgulho do povo peruano por esse feito era visível. Mas é bom deixar claro que a Biblioteca já possuía esse nome. A homenagem ao escritor veio bem antes do prêmio!!!

Na área que concentra a biblioteca, os vitrais do telhado são de uma riqueza impressionante.

As estruturas que norteiam a biblioteca, destacam aspectos biográficos da vida de Llosa e as bancadas dispõe de vários livros de sua autoria, bem como de outros escritores peruanos, inclusive livros infantis.

Ao visitar esse espaço, pensei muito na minha filha Camila, sei que adoraria o lugar!

Está localizada no centro histórico de Lima e funciona de segunda a domingo no horário das 10 as 20 horas. A entrada é gratuita!

Fotos: Peter Janzon