BIBLIOTECA MUNICIPAL RICARDO PALMA - BIBLIOTECA - PERU

Durante o mês de fevereiro de 2011 postarei informações sobre algumas bibliotecas que visitei durante minha viagem ao Peru. Dessa experiência,tive a oportunidade de conhecer treze bibliotecas, seis museus e dois sítios arqueológicos.

Foram dias de grande aprendizado especialmente sobre a vivência biblioteconômica onde pude conhecer espaços muito bem equipados e dotados de bons serviços e outros com menor investimentos como muitas das nossas bibliotecas brasileiras.

Mas quero começar esse relato porém, apontando uma boa experiência e por isso destaco a atuação da Biblioteca Municipal Ricardo Palma, localizada em Miraflores, uma das áreas mais valorizadas e bonitas de Lima.

A Biblioteca integra os espaços coordenados pelo Centro Cultural Ricardo Palma, vinculado a outras áreas culturais com auditório para teatro e projeção de filmes, galeria para exposições e etc. O local destinado a biblioteca é amplo, bonito e os atendentes muito amáveis. É uma biblioteca com ambiente agradável e que desenvolve vários dos preceitos que uma biblioteca pública deve possuir.

Oportunamente conversei com a Senhora Beatriz Pietro Celi coordenadora chefe da Biblioteca Ricardo Palma que gentilmente me falou de vários projetos, como o de levar acervos para áreas menos favorecidas.

Essa foi a primeira biblioteca que visitei em Lima e saí de lá encantada, pensando sobre o escritor Ricardo Palma, conhecido com bibliotecário mendigo...Na próxima postagem falarei sobre essa fantástica personalidade, infelizmente um desconhecido para nós brasileiros!

Fotos: Peter Janzon