BIBLIOTECA MUNICIPAL DE BARRANCO - LIMA, PERU


Enquanto planejava minha visita ao Peru, fiz pesquisas em vários sites sobre as bibliotecas que gostaria de conhecer. Na época, uma das que mais chamou minha atenção, foi a Biblioteca Municipal de Barranco, especialmente por que, além do prédio ser belíssimo, está localizado em um dos distritos mais importantes de Lima, área envolvida por elementos de boêmia e história.


A localidade é incrível há coisas belíssimas para conhecer, mas em se tratando da biblioteca, que decepção. Se a área externa do prédio causa admiração, seu interior causa desânimo. Há um aspecto de abandono e fiquei surpresa ao descobrir que o acesso ao acervo encerra às 17 horas e que os usuários até podem utilizar o espaço, desde que trazendo seus próprios livros. 


O serviço de referência é deficiente, não existe nenhum recurso tecnológico e o senhor responsável pelo local não quis prestar muitas informações.


Não fiquei feliz com o que vi na Biblioteca Pública de Barranco, especialmente por ser este um distrito de grande atração turística. Penso porém que a administração pública poderia fazer do local, um espaço cultural efetivo e integrado com o turismo e os mecanismos de educação. Seria maravilhoso visitar novamente Lima e encontrar essa biblioteca adaptada aos novos tempos e cheia de vitalidade.


Mas adorei o belo abajur antigo do salão de leitura e também o grande mural (que retrata aspectos vinculados a leitura).


Foi muito rico conversar com a menina Cinthya Vicelli que estudava por lá naquele momento. Ela sonha passar nos exames e seguir seus estudos em enfermagem. Torço para que consiga!

Fotos: Peter Janzon
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

1 comentários:

Clique aqui para comentários
Obrigado pelo seu comentário