BIBLIOTECA MUNICIPAL DE BARRANCO - LIMA, PERU


Enquanto planejava minha visita ao Peru, fiz pesquisas em vários sites sobre as bibliotecas que gostaria de conhecer. Na época, uma das que mais chamou minha atenção, foi a Biblioteca Municipal de Barranco, especialmente por que, além do prédio ser belíssimo, está localizado em um dos distritos mais importantes de Lima, área envolvida por elementos de boêmia e história.


A localidade é incrível, pois há coisas belas para conhecer, mas em se tratando da biblioteca, senti certa decepção. 

Se a área externa do prédio causou admiração, seu interior apresentava um aspecto de abandono e fiquei surpresa ao descobrir que o acesso ao acervo encerrava às 17 horas e que os usuários até poderiam utilizar o espaço, desde que trazendo seus próprios livros. 


O serviço de referência era deficiente, não existia nenhum recurso tecnológico e o senhor responsável pelo local não quis prestar muitas informações.


Não fiquei feliz com o que vi na Biblioteca Pública de Barranco, especialmente por ser este um distrito de grande atração turística. Penso porém que a administração pública poderia fazer do local, um espaço cultural efetivo e integrado com o turismo e os mecanismos de educação. 

Seria maravilhoso visitar novamente Lima e encontrar essa biblioteca adaptada aos novos tempos e cheia de vitalidade.


Mas adorei o belo abajur antigo do salão de leitura e também o grande mural (que retrata aspectos vinculados a leitura).


Foi muito rico conversar com a menina Cinthya Vicelli que estudava por lá naquele momento. Ela sonha passar nos exames e seguir seus estudos em enfermagem. Torço para que consiga!

Fotos: Peter Janzon

Comentários

  1. Nussa, tá feinha mesmo por dentro. Parece a biblioteca do sagradinha! Por fora parece até uma igrejinha dessas mineiras do lado de cá.
    Beijos, mãezinhaaaa!

    ResponderExcluir

Postar um comentário