CATEDRAL DE LIMA - BIBLIOTECA - PERU

Lima é uma cidade repleta de história. Tem como marco, o ano de 1535 e dizem que sua Catedral, que está localizada em frente à Praça Maior, começou a ser construída desde o primeiro momento da fundação da cidade.

A Catedral de Lima é enorme, belíssima e possui, além de um museu, uma biblioteca com acervo de obras raras de cunho histórico e religioso.

Na verdade, a descoberta dessa biblioteca aconteceu por acaso. Procurava pela biblioteca do convento de São Francisco e entrei sem querer na Igreja da Catedral (por indicação de um taxista) mas valeu muito a pena pois logo soube que estava na mais importante das igrejas católicas de Lima.

Como os peruanos são pessoas muito atenciosas e solícitas, ao perguntar se havia uma biblioteca no local, logo fui encaminhada a presença do Senhor Fernando López Sánchez, diretor do Museu de Arte Religiosa da Catedral de Lima que com toda simpatia nos levou para conhecer a biblioteca (que não é aberta ao público).

O local destinado a guarda dos livros, é amplo e bem iluminado. A mobília é inspiradora e remonta elementos do passado. O acervo é enorme, mas não passou por tratamento técnico e não está disponível para consulta.

Biblioteca bela, ao que parece, acervo fantástico! Interessante refletir que há bastante espaço para a ação bibliotecária nesse país...E muito material guardado sobre a história do Peru, um prato cheio para os estudiosos.

Fotos: Peter Janzon