RICARDO PALMA: O BIBLIOTECÁRIO MENDIGO - MUSEU NO PERU
Ao visitar Lima, no Peru em 2011, tive a oportunidade de conhecer a Biblioteca Municipal Ricardo Palma, onde percebi o enorme carinho que os peruanos tem por essa figura ilustre.
Ricardo Palma foi um escritor peruano (ainda não conheço sua obra, mas agora me interessa saber). Era amante dos livros e das letras e teve uma atuação destacada quando em 1880, enquanto o Chile invadia Lima, lutou para proteger a Biblioteca Nacional que acabou sendo incendiada.
Uma tragédia. Dos oitenta mil volumes que haviam, somente dois mil puderam ser salvos. Conta a história (ouvi da guia do ônibus de turismo) que tempos depois, ao assumir a direção da Biblioteca passou a ser conhecido como O Bibliotecário Mendigo, pois saía pelas ruas de Lima batendo de porta em porta em busca de doações para reconstruir o acervo da biblioteca saqueada. Sua ação foi significativa e a Biblioteca Nacional do Peru foi reaberta em 1884.
Em Miraflores é possível visitar o Museu Ricardo Palma, instalado na residência onde o escritor viveu com sua família. Eu fui...mas era sábado e estava fechado.
Muito interessante, confesso que ainda não fui lá, mas observando algumas linhas que realmente me chamaram atenção estou pensando em dar uma passada mesmo porque não tem hora e nem lugar para se crescer. Penso eu que é muito bom ter o bom lugar para se ganhar conhecimento.
ResponderExcluirPena que você não se identificou, eu teria muito prazer em falar mais desses espaços como indicação por email.
ResponderExcluir