CONVENTO DE SÃO FRANCISCO - PERU - BIBLIOTECA

Antes de visitar o Peru, havia planejado um pouco sobre lugares que gostaria de conhecer e principalmente quais bibliotecas poderiam ser mais interessantes. Uma dessas, era a Biblioteca do Convento de São Francisco, pois sabia que além de bonita, possui um acervo riquíssimo formado por raridades impressas nos primeiros anos do país.

O Convento de São Francisco recebe diariamente uma infinidade de turistas, que são atraídos bem mais pelas galerias subterrâneas ou catacumbas que encerram grande quantidade de ossadas humanas. No período colonial o espaço serviu como cemitério.

O lugar é enorme e possui espaços muito interessantes...Mas, quanto a biblioteca, fiquei desapontada!

É que as visitas ao Convento de São Francisco são guiadas e durante o trajeto não é permitido fazer imagens fotográficas ou filmagens e tudo segue de forma muito vigiada.

A sala reservada para a biblioteca tem a mesma função das demais salas do museu... Sentia ansiedade em ver a biblioteca, mas o momento aconteceu de forma fria, sem possibilidade de atenção aos detalhes...algo puramente visual. Há um cordão de isolamento que determina que o espaço é apenas para ser olhado e a consulta, dada a raridade do acervo, inexistente.

A rapidez com que os guias fazem o trajeto é muito grande e mesmo que se queira permanecer no espaço, contemplando um pouco mais, não é possível, somos convidados a seguir o grupo. Mas deu para ver um pouco da beleza arquitetônica da sala, os móveis, candelabros e os pequenos e grandes livros.

O ponto alto dessa visita aconteceu, porém quando meu amigo Peter resolveu que faríamos SIM, uma foto nessa biblioteca. Eu queria muito e de preferência, posando. Apesar da adrenalina, deu certo! Por isso aproveito para agradecer por todas as fotos proibidas.

Imagens: Peter Janzon
Imagem da ossada:. Mylene d'Auriol Stoessel Machu Picchu Peru Travel & Tours.