BIBLIOTECA PÚBLICA DE LIMA - PERU


A Biblioteca Pública de Lima funciona no prédio que por 190 anos abrigou a Biblioteca Nacional do Peru, aquela da história da Guerra do Pacífico e na qual Ricardo Palma, o "Bibliotecário Mendigo", fez de tudo para restaurar. Fiz referência sobre esse evento algumas postagens atrás..


Por ter sido o prédio da Biblioteca Nacional, ainda é muito conhecida dessa forma, contudo oferece uma gama de serviços aos moldes do que propõe o Manifesto da Unesco para Bibliotecas Públicas e pelo que pude perceber, realiza esse trabalho de forma muito eficiente.


O espaço foi fundado em 1821 e apesar de ter enfrentado fases difíceis, apresenta traços de plena vitalidade. Gostei especialmente da área dedicada ao público Infantil. 

  
Adorei ver as crianças realizando atividades e fiquei grata a estudante de Biblioteconomia Sofia Nelly que gentilmente apresentou a biblioteca e contou sua visão sobre a profissão bibliotecária em seu país.


A Biblioteca oferece uma gama de serviços e o espaço é bastante amplo. Foi uma visita muito proveitosa e percebi que os moradores de Lima tem boas oportunidades de acesso a leitura, a cultura e as fontes de informação...especialmente os que moram próximos ao centro histórico da cidade.

P.S A nova Biblioteca Nacional do Peru está localizada no distrito de San Borja (infelizmente não tive oportunidade de visitar).

Fotos: Peter Janzon

Comentários

  1. muito legal.... gostaria de saber mais informações sobre essa biblioteca, tenho interesse de estar indo em breve ao Peru pesquisar alguns periodicos.

    ResponderExcluir
  2. Sim, é uma biblioteca incrível! Mande-me um email que poderei lhe dar mais informações e veja também outras bibliotecas que visitei no Peru.

    ResponderExcluir

Postar um comentário