BIBLIOTECA PÚBLICA DE LIMA - PERU

A Biblioteca Pública de Lima funciona no prédio que por 190 anos abrigou a Biblioteca Nacional do Peru, aquela da história da Guerra do Pacífico e na qual Ricardo Palma, o "Bibliotecário Mendigo", fez de tudo para restaurar. Fiz referência sobre esse evento algumas postagens atrás..

Por ter sido o prédio da Biblioteca Nacional, ainda é muito conhecida dessa forma, contudo oferece uma gama de serviços aos moldes do que propõe o Manifesto da Unesco para Bibliotecas Públicas e pelo que pude perceber, realiza esse trabalho de forma muito eficiente.

O espaço foi fundado em 1821 e apesar de ter enfrentado fases difíceis, apresenta traços de plena vitalidade. Gostei especialmente da área dedicada ao público Infantil.

Adorei ver as crianças realizando atividades e fiquei grata a estudante de Biblioteconomia Sofia Nelly que gentilmente apresentou a biblioteca e contou sua visão sobre a profissão bibliotecária em seu país.

A Biblioteca oferece uma gama de serviços e o espaço é bastante amplo. Foi uma visita muito proveitosa e percebi que os moradores de Lima tem boas oportunidades de acesso a leitura, a cultura e as fontes de informação...especialmente os que moram próximos ao centro histórico da cidade.

P.S A nova Biblioteca Nacional do Peru está localizada no distrito de San Borja (infelizmente não tive oportunidade de visitar).

Fotos: Peter Janzon