BIBLIOTECA PADRE AGOSTINHO MARTIN - REABERTA

Em 2011 apresentei informação sobre a Biblioteca Padre Agostinho Caballero Martin, que naquele período estava em funcionamento, mas que pouco depois fechou suas portas para que fossem realizadas reformas no prédio.

Dessa vez porém, aproveito para divulgar o retorno de seu funcionamento ocorrido em março de 2015. Nas imagens acima, optei por apresentar a fachada do edifício bem como uma visão da rua da Instalação onde está instalada a Biblioteca, agora sem a presença de vendedores ambulantes que faziam antigamente, muito barulho na região.

O objetivo principal desta postagem é contribuir para a divulgação sobre a reabertura do espaço, tendo em vista que é a terceira vez que visito o local e não percebo a presença de nenhum usuário.

Instalada no centro histórico de Manaus e com um acervo voltado para atender a estudantes do ensino médio, penso que a biblioteca deveria oferecer outros serviços que vão além da consulta do acervo. Ao indagar dos colegas que ali trabalham, sobre o perfil dos usuários que hoje buscam o espaço são em grande maioria, pessoas que objetivam se preparar para concursos públicos.

O ambiente da biblioteca é amplo, climatizado e pode ser muito bem utilizado para empreender a criação de grupos de leitura, oficinas, encontro com escritores e mais.

Na área superior do edifício, funciona de forma permanente uma exposição com materiais (réplicas) de pinturas, esculturas e outras obras de artes.

O espaço se chama Galeria Álvaro Passos  e pode servir para uma oportunidade na realização de aulas voltadas para o ensino das artes plásticas. Atenção professores organizem suas turmas e conheçam esse ambiente.

Amiga Evany Nascimento! Talvez um espaço para ocupação por seus estudantes de arte?! Creio que pode ser uma saida, pois sem usuários a biblioteca fechará novamente suas portas e para que isso não ocorra, faz-se necessário pensar estratégias com serviços que criem outro olhar sobre o ambiente.

Seria interessante que a Secretaria de Cultura do Estado buscasse parcerias com as escolas da rede pública na utilização do espaço para atender a juventude que tem interesse por quadrinhos, RPG e outras manifestações que não encontram espaço em outras bibliotecas de Manaus.

A Biblioteca Padre Agostinho Martin, abre de segunda a sexta-feira das 8 horas às 16:45 horas. Por favor ajude a disseminar essa informação.

Fotos: Soraia Magalhães