BIBLIO SESC NO MAUAZINHO - CARAVANA DO SESC - MANAUS

No dia 18 de abril de 2015 (Dia Nacional do Livro Infantil), aconteceu em Manaus a Caravana do Sesc, no bairro Mauazinho. As atividades envolveram desde corte de cabelo, atendimento médico e odontológico, várias atividades de lazer e acesso à leitura por meio do Biblio SESC.

O Biblio SESC, pode ser definido como um carro biblioteca, (o de Manaus, faz parte de um dos 56 carros bibliotecas volantes em atividades no Brasil vinculado ao Sesc), os veículos percorrem lugares diversos oferecendo serviços de empréstimos de livros e mediação de leitura.

A participação das crianças durante a Caravana foi intensa e no tocante ao Biblio SESC, ao longo de todo o horário (09 às 14 horas) muitos adentraram o espaço e permaneceram folheando livros, fazendo empréstimos ou participando de rodadas de leitura.

Minha participação no evento teve por objetivo contribuir com as atividades de mediação de leitura. A proposta era tornar mais facilitada e instigante as mensagens dos livros infantis. A escolha dos títulos, a forma com que se narra, são elementos que podem fazer toda a diferença e instigar o interesse.

O trabalho foi divertido, assim como foi bacana acompanhar também a dedicação da funcionária Suely que atua frente as atividades do Biblio SESC.  Ela, que é a responsável pelo controle do acervo e por realizar empréstimos, também desenvolve bonito trabalho de mediação de leitura com os pequenos.

Além das crianças, muitos adultos compareceram e demonstraram interesse pelos títulos disponíveis. Alguns inclusive dedicaram um pouquinho do seu tempo para ler para seus filhos.

O bom desse trabalho é que Biblio SESC atua de forma a retornar quinzenalmente as localidades para que outros livros possam ser emprestados e devolvidos.

A Caravana Sesc é uma ação muito prestigiada. A população participa de forma entusiasmada de todos os benefícios, que objetivam contribuir para o desenvolvimento social, econômico e cultural das comunidades.

O Biblio SESC conforme se pode observar na imagem acima, consiste em um caminhão adaptado e equipado com ar-condicionado, estantes e prateleiras. Possui amplo acervo formado por livros de literatura nacional e estrangeira, livros técnicos, gibis, livros infantis, revistas.

É por meio destes que o SESC realiza acesso à informação a muitos brasileiros de uma forma simples e condicionada apenas a uma inscrição, que pode ser realizada com a apresentação de um documento de identidade e comprovante de residência.

Agradeço de coração à Bibliotecária Ione Sena Alfaia que além de me receber muito bem, foi a responsável por me oferecer acesso a conhecer de perto o processo de atuação de um carro volante do sistema Biblio SESC.

Fotos: Soraia Magalhães