BIBLIOTECA MUNICIPAL DE PENEDO - ALAGOAS


Esta é a fachada da Biblioteca Municipal de Penedo, cidade com rico patrimônio histórico, localizada cerca de 169 km de Maceió, capital de Alagoas. 

A visita a cidade de Penedo, ocorreu em 2011, dois dias antes do início do XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação - CBBD promovido pela FEBAB. 

Na época, havia pesquisado sobre espaços interessantes para conhecer durante a estada na capital alagoana e descobri a bela Penedo, que apesar de possuir rico patrimônio histórico, sofre a falta de políticas públicas voltadas para a manutenção de suas edificações. 

A ida a cidade foi marcada pela aventura pois havia decidido que ao descer do avião em Maceió, seguiria diretamente para a rodoviária e pegaria o próximo ônibus com destino a Penedo. E foi dessa forma que aconteceu.

Cheguei a Penedo com a noite alta, entrei na primeira pousada que encontrei e somente no dia seguinte pude constatar as belezas e as riquezas arquitetônicas da cidade (que são muitas). 


Infelizmente a Biblioteca Municipal (como é comum em quase todas as cidades do país) não abria no sábado, porém por meio de uma área envidraçada foi possível perceber que funcionava em um espaço pouco atraente, envolvido por pequenas lojas. 

A simpatia dos moradores da cidade ficou registrada na imagem das duas meninas que trabalhavam no mesmo prédio da Biblioteca e que gentilmente posaram comigo na foto que objetivava mostrar algo do espaço por detrás dos vidros. 

Pesquisando sobre o local, descobri no site SIPEAL PENEDO dados sobre a  Lei  de criação da Biblioteca de Penedo: 
Consta que no dia 30/12/1874, havia sido criada na cidade de Penedo (AL), a primeira Biblioteca Municipal, mais o descaso superou todo o trabalho. Na época em que JOAQUIM GOMES DE ASSUNÇÃO, 1º Intendente eleito no município (Gestão 1892 à 1895), assumiu a administração da cidade (renunciou em Ago/1894), foi publicada a Lei nº 11, de 03/01/1893, Criando a Biblioteca Municipal.A atual Biblioteca Municipal de Penedo funciona (precariamente) em um sobrado no Centro Comercial. O espaço destinado ao público foi reduzido e parte do imóvel passou a ser ocupado por comerciantes.
Incrível que nos primórdios de muitas cidades brasileiras as bibliotecas públicas eram prioridades, hoje muitas servem mais para constar nas listas estatísticas...

Fotos: Soraia Magalhães

Comentários

  1. Soraia, boa tarde!
    Assim que possível, visite nossa cidade (Biblioteca) novamente, a mesma foi restaurada e está linda. "Vale a Pena Ver de Novo", agora.
    Daniel da Silva Lima
    Penedo/AL.

    ResponderExcluir

Postar um comentário