ANIVERSÁRIO DO CAÇADORES DE BIBLIOTECAS - 5 ANOS

Hoje o Caçadores de Bibliotecas chega ao marco de 5 anos de atividades de intensa e ininterrupta produção.

Sua trajetória deve ser comemorada e por isso não poderia deixar de expressar todo o sentimento que me move na execução desse trabalho que creio, vem contribuindo para divulgação da profissão de bibliotecários e outros colegas ligados às áreas culturais e de segmentos informacionais.

Algumas vezes esse trabalho já foi alvo de preconceito, talvez por trazer expostas imagens que comprovam minha estada nos lugares visitados. Contudo esse foi um procedimento adotado desde o princípio e que parece contribuir para o interesse daqueles que acessam as informações publicadas, daí a continuidade naquilo que está dando certo.

Aproveito o ensejo para apontar que 98% das postagens do blog (textos) são produzidos a partir de investigações in loco onde são realizadas entrevistas, fotografias, levantamento de dados e produção de textos para os posts sobre lugares que em alguns casos, não possuem sequer qualquer outra informação produzida na Internet.

Um orgulho que carrego em torno dessas atividades foi ter gerado grande visibilidade para as ações do Movimento Abre Biblioteca em 2012, quando pedimos a reabertura da Biblioteca Pública do Amazonas. Foram mais de 70 textos e centenas de imagens veiculadas nas redes sociais por meio do blog Caçadores de Bibliotecas, em ações que contribuíram para que pudêssemos fazer a diferença em meio a uma reivindicação tão necessária.

Em termos numéricos o Caçadores de Bibliotecas alcançou mais de 270 mil visualizações. Sua página no Facebook (criada recentemente completou mais de 3.000 curtidas) e vinculada a marca Caçadores de Bibliotecas, há uma página pessoal também do Facebook com cerca de 5000 mil amigos. É um trabalho valorizado por muitos.

Ainda em termos numéricos, já visitei mais de 400 bibliotecas em cidades do Brasil e outros países, dos quais consegui postar 161 bibliotecas e o trabalho segue identificando museus, bibliotecários que fazem a diferença e outros espaços de cultura.

O total de posts publicados até o momento chega ao montante de 640, mas é importante que se diga que não são copiados de outros blogs e sim produzidos, um a um.

E o Caçadores de Bibliotecas chega ao seu primeiro quinquênio com novo layout, além de outra proposta na identidade visual da marca. Em meio a uma página mais dinâmica e interativa, a grande novidade porém, consiste na parceria firmada com outros caçadores de bibliotecas que passarão a apresentar suas experiências, seus registros fotográficos e a partilha de seus conhecimentos sobre lugares visitados. Assim sendo, teremos a partir desse ano, textos e imagens de dois bibliotecários pelos quais tenho grande admiração: Moreno Barros e William Okubo.

Tenho muito a comemorar e me sinto honrada em poder destacar dados e novidades, contudo  o mais importante é afirmar a importância do que é poder trabalhar com aquilo que me dá prazer e mesmo diante de dificuldades continuar bastante motivada.

Agradeço a todos os leitores do meu Brasil, mas também aos leitores de países como Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Portugal, Espanha, Argentina, China, Russia, Ucrânia e tantos outros que praticamente todos os dias seguem observando a produção aqui apresentada.

Obrigada ao meu querido Peter Janzon por todo o apoio e carinho. Costumo dizer que você é o segundo "Caçadores".

Assim sendo, encerro desejando FELIZ ANIVERSÁRIO, a todos nós que somos ao nosso modo, CAÇADORES DE BIBLIOTECAS!!