BIBLIOTECA PADRE AGOSTINHO CABALLERO MARTIN - BIBLIOTECAS EM MANAUS


Este espaço foi inaugurado em 2001 para abrigar a Biblioteca Padre Agostinho Caballero Martin, a Galeria de Arte Álvaro Páscoa e o Espaço Maestro Nivaldo Santiago. Nos dias atuais ainda são desenvolvidas ações nesses três seguimentos, apesar de não tomarmos conhecimento sobre o assunto.

A biblioteca possui cerca de 9.000 mil livros didáticos, paradidáticos e de referência e dispõe de revistas e jornais. É definida como uma Biblioteca escolar por atender em grande maioria, alunos do ensino fundamental e médio. Mas será mesmo uma biblioteca escolar?

O espaço está localizado no centro de Manaus, num prédio histórico na Rua da Instalação, área que apesar de concentrar grande movimentação de pessoas não recebe uma demanda considerável de usuários, talvez por falta de divulgação dos serviços.

Com certeza se fossem disponibilizados computadores com acesso a Internet muitos procurariam avidamente o local, inclusive turistas.

Um dado super negativo é que não se pode fazer fotos no interior do prédio. Neste ou em qualquer outro espaço ligado a Secretaria de Cultura do Estado. 

Seria muito importante para a promoção do espaço providências em relação a sua identificação, pois o estado de conservação da placa que dá nome a biblioteca está mal localizada e envelhecida. O prédio também já demonstra a necessidade de manutenção.

Vale a pena porém, conhecer e fazer uso do lugar, seja para ler um livro, o jornal diário, estudar para concurso ou ainda para uma visita a exposição permanente da Galeria Álvaro Passos que pode ser a oportunidade de visualizar réplicas que retratam elementos da arte antiga, média e moderna.


Um dado muito positivo referente ao local é o atendimento cortês dos funcionários.

Horário de Funcionamento: De 2ª a 6ª: 8h às 16:45h
Endereço: Rua da Instalação, 70 - Centro
Telefone: 3633-7955

Fotos: Sebastião Alves

Comentários

  1. ela so nao é tao frequentada pq é um monte de merendeiros na porta gritando... e nao dá pra estudar direito.... voce escuta os onibus , mas nao atrapalha tanto mas os merendeiros sao o inferno... por isso quase ninguem arrisca....
    que os merendeiros mudem de lugar....

    ResponderExcluir
  2. Constatei há dois dias que a Biblioteca Padre Agostinho Caballero Martin, na Instalação está fechada para reforma.
    Bom registrar, vamos ver por quanto tempo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário