MUSEU AMAZÔNICO - EXPOSIÇÃO RITOS E MITOS

Foi aberta ontem (9 de abril de 2014), às 19 horas, no Museu Amazônico, a exposição Mitos e Ritosevento que recebeu grande número de visitantes.

Para guardar nas memórias fiz um pequenino vídeo desse momento. Confira aqui:

O Museu Amazônico, integra um dos espaços culturais da Universidade Federal do Amazonas e está instalado em um belo sobrado no centro histórico de Manaus.

O evento, entre outras coisas propiciou acesso ao trabalho de narrativas do indígena Feliciano Lana que descreve A briga de Wawá contra Deus Preguiça - luta de dois deuses por uma mulher.

Também entre elementos da exposição, era possível observar informações sobre a Festa da Moça Nova, que consiste em uma celebração que os índios Tikunas realizam como marco significativo de mudanças para as meninas da aldeia.

A abertura da Exposição foi uma grande festa e durante todo o momento era possível perceber o interesse dos visitantes percorrendo as dependências do Museu e fazendo incontáveis registros fotográficos.

A solenidade de abertura contou com a presença do Coral Vozes da UFAM que executou lindas canções do Universo Dessana, sob a regência do maestro e professor Adelson Santos. Contou ainda com a presença da Professora Márcia Perales, reitora da Instituição e tantas outras autoridades.

Um dos momentos marcantes do evento foi a bonita homenagem prestada a museóloga Jane Cony e o restaurador Custódio Oliveira, servidores da UFAM pelos anos dedicados a Instituição, ambos agora estão se aposentando.

O momento foi muito bonito. Tenho enorme admiração pelo trabalho da amiga Carolina Brandão, diretora da Divisão Cultural do Museu Amazônico. Seu chamado nas redes sociais conseguiu mobilizar muita gente. Aliás nunca havia o visto o Museu assim tão cheio. Parabéns a você Carolina e a todos os que fazem com que aconteçam ações assim no Museu Amazônico!

O Museu Amazônico fica localizado na rua Ramos Ferreira, Centro.