PONTO DO LIVRO: PRAÇA DA LIBERDADE - BELO HORIZONTE


Divulgar boas práticas é uma das propostas do blog Caçadores de Bibliotecas e estando em Belo Horizonte aproveito para destacar o projeto Ponto do Livro, instalado em dois abrigos de ônibus da Praça da Liberdade, área considerada cartão postal da cidade. 


A ideia é gerar aproximação do livro com os usuários dos transportes públicos. Enquanto aguardam o coletivo é possível pegar uma obra, folhear e ver se interessa. Sem controle de empréstimo, pode ser levado para casa e devolvido ao local em uma outra oportunidade.


O Ponto do Livro teve origem em São Paulo e foi uma ideia projetada pelas designers Helena Aranha e Helena Nabuco. Em BH foi implantado por meio da união dos seguintes coletivos de Belo Horizonte: WeS2.com.br, DesestressaBH e Feira Grátis da Gratidão.


A ideia é simples e de pouco custo. Consiste em instalações costuradas em tecido e plástico resistente onde os livros são colocados em exposição. A iniciativa reflete uma das ações da sociedade civil quanto ao fortalecimento das práticas leitoras. 

A proposta objetiva entre outras coisas promover a gentileza entre a população e o exercício do desapego. Uma ideia linda, contudo se faz necessário atenção aos títulos (que deveriam enfatizar bem mais a literatura) e sua reposição constante. 

Fotos: Soraia Magalhães

Comentários