ESPAÇO DO CONHECIMENTO UFMG - PRAÇA DA LIBERDADE - BELO HORIZONTE


O Espaço do Conhecimento UFMG faz parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade e pode ser definido como mais um dos relevantes espaços museológicos de Belo Horizonte, que oferece uma série de atrações aos visitantes.


Bonito e bem cuidado o Espaço do Conhecimento UFMG, conforme destaca o site Praça da Liberdade Circuito Cultural:
[...] é fruto da parceria entre a UFMG, a operadora TIM e o Governo de Minas, o Espaço integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade, com uma programação sensível à diversidade e à multiplicidade cultural, explicitando o diálogo entre ciência e outros aspectos da vida cotidiana. É um museu dinâmico, que faz uso de recursos tecnológicos e audiovisuais em uma abordagem lúdica e interativa.
O Espaço, conta com várias exposições temáticas e a principal se chama:  “Demasiado Humano”, na qual trata elementos que remetem a origem, evolução e trajetória do homem na terra.


Dois destaques porém do Espaço estão localizados no quinto andar do edifício. São eles, o Terraço Astronômico e o Planetário, que infelizmente não tive a oportunidade de visitar pois era preciso atentar para horários pré-definidos. No Terraço o visitante tem a possibilidade de observar o céu com auxílio de equipamentos tecnológicos e até orientação de especialistas.


Para os interessados por Arqueologia (eu particularmente gosto muito) há uma série de instrumentos que refletem sobre a forma de viver dos nossos antepassados. Há pedras, ossos, pontas de projétil, vasilhas de cerâmicas e outros.


Era por volta das 19 horas quando visitei o Espaço e pude perceber que havia um público ávido por desfrutar das exposições permanentes e temporárias. O Museu oferece mecanismo de interação em várias áreas em que os materiais estão expostos.


É um Espaço que envolve aproximação com a ciência e que por conseguinte, indaga, questiona, apresenta dados, mas também instiga bastante a curiosidade. 


Da visita, gostei especialmente da exposição temporária Que língua se fala nesta terra? que apresentava elementos ilustrativos do artesanato mineiro, com suas cores e formas. A tônica era favorecer uma mostra da forma de expressão e do modo de falar do povo mineiro.


Antes de encerrar esse post não posso deixar de referendar a fachada digital do Espaço do Conhecimento, que cria, especialmente no horário noturno maior interesse visual pelo ambiente (ver a imagem que abre esse post). 


Já havia visitado o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, ao qual considero um espaço excelente do ponto de vista museológico e por suas áreas naturais. A visita a Espaço do Conhecimento, na Praça da Liberdade me fez valorizar ainda mais os investimentos e atividades museológicas realizadas pela Universidade Federal de Minas Gerais.

As imagens aqui apresentadas datam de junho de 2014.  

Para saber sobre horários visite o site da Instituição.

Fotos: Soraia Magalhães

Comentários