LIVROS INFANTIS E COMUNIDADES RIBEIRINHAS EM 2007: A MAIS LINDA VIAGEM

Esse post consiste em uma pequena seleção de imagens e um vídeo que refletem as memórias do projeto intitulado “Livros infantis: encantando os povos da Amazônia”, ação realizada em 2007 durante minha atuação como bibliotecária do Colégio Imaculada Conceição, em Belo Horizonte.

Veja o vídeo:

Naquele ano, o tema da Campanha da Fraternidade era "Fraternidade e Amazônia". A ideia, entre outras coisas, propunha uma reflexão sobre a preservação da floresta e dos povos habitantes da região.

A experiência foi maravilhosa e considero essa uma das mais bonitas viagens que já vivi. Foram muitas horas navegando por rios, adentrando belos e sensíveis lugares, conhecendo pessoas simples e refletindo sobre a necessidade de uma atuação política sustentável para a Amazônia.

Para a realização do feito, uma campanha foi mobilizada em Belo Horizonte e contou com a solidariedade de alunos, professores e funcionários do Colégio Imaculada, que doaram o montante de 1.460 livros infantis.

Também foi parceira dessa empreitada a Academia Mineira de Letras que contribuiu com recursos para o envio de todo o material pelos correios. A sensação de estar vivenciando um gesto concreto frente ao tema que instigava a solidariedade aos povos da floresta era absolutamente gratificante.

No momento em que o Brasil enfrenta uma série de dificuldades relacionadas ao consumo da água, vale a pena refletir sobre a destruição de nossas florestas pelo desmatamento. Naquele tempo vi de perto áreas do Pará devastadas pela exploração ilegal de madeira ou para outros fins comerciais.

Tenho o maior orgulho de ter realizado esse trabalho. Posteriormente, me engajei em outros projetos que pactuam com a mesma finalidade, seja com os amigos do Instituto Ler para Crescer na Amazônia ou o Programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário.  Todos contribuíram para ampliar o meu amor por esse ambiente tão esquecido do nosso Brasil.

Para saber mais sobre cada localidade visitada no Pará em 2007, acesse: