O TRANSPORTE COLETIVO URBANO DE MANAUS: LIVRO DISPONÍVEL NA BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL

Ontem, 3 de outubro de 2014 ao visitar a Biblioteca Pública Estadual do Amazonas, tive uma grata surpresa: o encontro com exemplares de meu livro "O transporte coletivo urbano de Manaus: bondes, ônibus de madeira e metálicos", catalogados e quase prontos para serem disponibilizados ao público.

O trabalho é resultado do estudo realizado junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA), entre os anos de 2001 e 2003 e da ligação com o Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidades na Amazônia Brasileira - NEPECAB.

Consiste em uma reflexão baseada no montante de 1.904 fontes primárias que remontam a trajetória do transporte coletivo urbano de Manaus, no período entre 1896 a 1980. O livro foi lançado no dia 12 de agosto de 2014, no Les Artistes Café-Teatro, em Manaus e contou com a presença de muitas pessoas queridas.

Optei por fazer esse post por tentar traduzir a emoção de ver o trabalho pelo ângulo de um elemento bibliotecário. Meu livro catalogado, classificado, carimbado e quase pronto para ir para a estante. Uma coisa que nós bibliotecários fazemos visando favorecer o acesso facilitado do público com os registros do conhecimento.

Fotos: Soraia Magalhães