MERCADO CENTRAL DE BELO HORIZONTE - 85 ANOS DE HISTÓRIA

Exposição no Mercado? Sim, uma bonita exposição foi montada no interior do Mercado Central de Belo Horizonte com o nome Histórias e Memórias do Mercado Central - 85 Anos.

A iniciativa adveio da Fundação Municipal de Cultura, por meio do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte e foi criada com o objetivo de valorizar a trajetória desta área comercial dos belo-horizontinos.

Em forma de linha do tempo, a exposição apresenta grandes painéis com dados representativos da história do mercado, inclusive com pequenas bancas e produtos a mostra.

Além de informações escritas, o visitante encontra inúmeros objetos que reproduzem o Mercado Municipal em sua época mais antiga, como por exemplo, pequenos pesos usados em uma antiga balança.

Em área restrita estão contidos objetos, livros e um aparato para interação do público com a memória do mercado. Quem tem e quer, pode contar uma história sobre o mercado diante de uma pequena câmera. Esse registro ficará guardado.

A  curadoria da exposição é de Osias Ribeiro e foi idealizada para marcar as comemorações dos 85 anos do Mercado Central desde suas origens em 1900 até os dias atuais.

No espaço destinado ao registro de passagem, há um grande rolo de papel madeira (tipo que era comum ser usado para embrulhar mercadorias). Camila, minha filha apontou nosso desejo (em nome do Blog Caçadores de Bibliotecas) de que o Mercado possa comemorar muito mais vezes 85 anos...

Gosto muito do Mercado Central de Belo Horizonte, sempre que estou  na cidade, geralmente faço uma visita. Há porém um elemento ali que me desagrada, a comercialização de animais (gatos, cachorros, aves), muitos destes presos em jaulas, em péssimas condições de cuidado.

Encerro com uma imagem representativa de uma mulher dos anos 50? É possível fazer uma foto assim utilizando os bonecos feminino e masculino da exposição.

A exposição Histórias e Memórias do Mercado Central - 85 Anos é gratuita e está disponível no espaço cultural do Mercado Central até o dia 6 de outubro, de segunda a sábado, das 9h às 17horas, e aos domingos, das 9h às 13horas.

Fotos: Soraia e Camila Magalhães