LUMA BIBLIOTEK - ESTOCOLMO - SUÉCIA


Em 2012 visitei cerca de trinta bibliotecas na Suécia, algumas já apresentadas aqui neste blog. Hoje, optei por destacar a Luma Bibliotek, uma que muito me impressionou por sua proposta arquitetônica, o desejo de atender especialmente ao público infantil, mas também o fato de sua localização estar voltada para o mar... 


As instalações de Luma Bibliotek foram inauguradas na primavera de 2011, onde outrora funcionou uma grande fábrica de lâmpadas.


Porque essa biblioteca chamou tanta minha atenção? Pelo projeto criativo que envolve o ambiente, em meio as ideias com acessórios, luminárias  e móveis. Os arquitetos e decoradores dessa Biblioteca merecem menção honrosa pelo excelente trabalho. 


Elementos encantadores estão por toda parte, como por exemplo grandes instalações que oferecem a oportunidade das crianças aprenderem sobre o meio ambiente e sustentabilidade. Que tal adentrar a floresta? ou em um livro de teatro?


Uma área com pequena arquibancadas se apresenta com destaque para um grande livro que pode ser usado para atrair a atenção das crianças com bonecos de fantoches.



Em Luma Bibliotek é possível perceber que os gestores tentaram priorizar o espaço bem mais ao gosto e as necessidades das crianças, oferecendo um mundo de possibilidades que foram pensadas em meio ao uso do lúdico e do estímulo a busca por conhecimento. 


A Biblioteca atende também ao público adulto e dispõe de serviços diversos que vão do uso local ou empréstimo de livros, filmes, cds de aúdio, revistas, bem como acesso à internet.




Na decoração foram priorizadas representações de lâmpadas, mas isso não foi pensado por acaso. É que o lugar antes abrigou uma fábrica que atuou nesse segmento por cerca de 40 anos. 


Luma é uma Biblioteca que agrada primeiramente aos olhos, especialmente das crianças, mas creio que tanto a decoração quando o acervo e serviços seguem no intuito de atender satisfatoriamente às pessoas de todas as idades.



Ainda em se tratando de beleza não poderia deixar de referendar o jogo de cores presentes no ambiente interno da Biblioteca: vermelho, verde, azul, amarelo se destacam em meio a fragmentos de tantas outras cores. 




Quanto aos serviços Luma Bibliotek oferece oficinas de leitura e pintura, mini cinema, contação de histórias, clube de leitura  e atividades em Retoy. A Biblioteca, dispõe de um espaço para exposição dos trabalhos criados pelas crianças. 


Encerro esse post com uma foto minha em um dos pequenos espaços ou cabines individuais para leituras em formato de lâmpadas. Uma grande e divertida ideia, pois com fundo amarelo a lâmpada parece estar acessa...


Fotos: Peter Janzon

Comentários