MUSEU AMAZÔNICO: BRINQUEDOS E MEMÓRIA

No mês que se comemora o dia da criança no Brasil, foi aberta a público, no dia 03 de outubro de 2014, no Museu Amazônico, a exposição Brinquedos e Memória, que apresenta mostra de brinquedos que variam de clássicos, antigos, indígenas e artesanais.

As peças nos possibilitam reviver o tempo em que sonhávamos com brinquedos ali contidos que vão desde ursos, bonecas, bambolês, carrinhos, pipas e tantas coisas mais. Mas há também algumas peças confeccionadas em folha de papel, barbante e outros...

Os materiais estão expostos em duas salas do Museu e possuem o colorido peculiar dos brinquedos. Há também publicações antigas de revistas em quadrinhos, livros de fábulas e contos de fadas.

Das peças, uma me remeteu a minha infância, quando me alegrava com a chegada dos parques de diversão na cidade. Sempre havia um carrossel, não tão bonito como da imagem abaixo, mas as crianças da minha época eram doidas por esse tipo de brinquedo.

A exposição tem curadoria da pedagoga Carolina Brandão, amiga querida que tem grande ligação com educação e ciência. Foi muito bom apreciar o trabalho e poder prestigiá-la.

Fiz essa visita com meu querido filho Phellipe Magalhães, infelizmente não havíamos registrado em foto. Ele, que comemorava  26 anos, se encantou com muitas das peças em exposição e saímos conversando sobre perdas e ganhos no campo desse universo lúdico com os avanços da tecnologia. Para Lipe, dedico esse post.

* A última foto com Phellipe foi realizada em segunda visita a exposição. Queria deixar registrado nossa estada juntos. Agradeço ao Lipe por atender ao meu pedido.

Fotos: Soraia Magalhães