BIBLIOTECA DO MUSEU NÓRDICO – NORDISKA MUSEET - ESTOCOLMO – SUÉCIA

Conforme comentado no post anterior, o Museu Nórdico Nordiska Museet, em Estocolmo, possui uma biblioteca especializada que dispõe de mais de 250 mil títulos que apresentam dados diversos que podem dar uma visão do modo de ser e de viver do povo sueco.

A Biblioteca dispõe de livros, jornais, revistas, anuários e outras produções bibliográficas que retratam a história das diversas regiões do país e apresentam temas interessantes, como por exemplo, dados sobre trajes históricos, comidas e festas.

Bonita, ampla e bem equipada é um espaço que oferece conforto e possibilidades de localizar matérias de jornais e revistas publicadas em anos pretéritos, um exemplo disso: uma matéria localizada em 2013 por Peter Janzon, na Revista Husmodern,(datada de 1956), sobre sua mãe e a alegria de cuidar de seus sete filhos. Esse tipo de revista era indicada para as donas de casa.

Meu querido Peter Janzon, parceiro em inúmeras das visitas às bibliotecas por diferentes cidades cedeu gentilmente o artigo que localizou nesta Biblioteca e que conta dados de sua vida em família para ilustrar esse post.

Há pequenos cantinhos de estudos nessa Biblioteca que é bem antiga e oferece refúgios para o mergulho na busca por informações e registros da história do país.  Uma mesa, uma cadeira, uma luminária. O que mais poderemos querer?

A Biblioteca do Museu Nórdico é uma grande fonte de conhecimento e oferece serviço de empréstimo domiciliar para pessoas que possuam mais de 18 anos e que vivam na área metropolitana de Estocolmo. Para os demais interessados no resto do país, o processo de empréstimo pode ser feito por meio de parceria entre bibliotecas, através de sua biblioteca local.

Como sempre faço ao visitar uma Biblioteca, posei segurando uma antiga revista que estava no expositor do serviço de referências. Era também uma antiga revista feminina ao estilo antigo.

Um recado aos estrangeiros: vale a pena conferir o espaço da Biblioteca do Museu Nórdico, bem como toda a beleza e riqueza de seu acervo museológico.

Fotos: Peter Janzon