MUSEU NÓRDICO - NORDISKA MUSEET - ESTOCOLMO - SUÉCIA

Oficialmente se chama Nordiska Museet e está localizado em Estocolmo, em um edifício palaciano que tem por função apresentar muito da cultura e das tradições do povo sueco.

A suntuosidade do lugar é notória e logo no salão principal, o visitante se depara com uma enorme estátua do rei Gustav Vasa que comandou a Suécia entre 1523-1560.

A construção do edifício foi iniciada em 1888, justamente para ser um grande museu, que originalmente deveria ser quatro vezes maior. Após 19 anos de obras, foi inaugurado em 1907.

Seu fundador foi Artur Hazelius, que é também o responsável por outro fascinante espaço museológico sueco, o museu ao ar livre chamado Skansen.

No Museu Nórdico é possível se ter uma vasta ideia do que foi e de como é ainda hoje o cotidiano do povo sueco. Seu acervo aponta dados históricos que datam de 1520 até os dias atuais.

Ha representações de casas com mobiliários e artigos de decoração e especialmente uma me chamou a atenção pois mostra como viviam os povos das áreas mais afastadas em meio ao inverno rigoroso.

O Museu não esconde os problemas sociais e revela cenas significativas que evocam riqueza e pobreza, como por exemplo uma representação de uma casa abastada onde uma menina com bonitas roupas está rodeada de presentes, do lado de fora, um menino admira a fartura através da vidraça.

As peças de vestuário e calçados também são muito atraentes em seus diversos tempos. Os manequins, bonecos criados em cera com seus vestuário destacam-se em meio a posição social que ocupam, bem como dão sinais sobre os aspectos dos estações meteorológicas e as vestimentos para os períodos do ano.

O idealizador do Museu sonhou em apresentar neste mesmo ambiente toda a cultura Escandinava, contudo ao final se limitou a Suécia.

Estão presentes na exposição dados que retratam o artesanato, a gastronomia e suas ricas mesas (também em diferentes tempos), as louças, os brinquedos das crianças, as joias, as festas e muito do modo de ser e de viver desse povo.

Cada ambiente possui dados explicativos, inclusive serviço de áudio que orienta sobre cada tema abordado. As informações porém estão em sueco, inglês, espanhol.

O Museu possui uma sala com imagens do povo Sami, mais conhecidos no Brasil como Lapões. Estes, ainda vivem de maneira tradicional, com seus rituais e práticas nômades. Acho que deveria haver mais detalhes sobre os Lapões...

Gosto muito de museus. Há muitos apresentados nesse blog e em especial os museus suecos, dos quais posso afirmar que foram os que mais me encantaram até o momento, seja pela riqueza das peças, pelas instalações, mas principalmente pelo aspecto criativo e didático com que conseguem envolver o visitante.

O Museu Nórdico está localizado em uma região belíssima, na ilha de Djurgården em Estocolmo. Possui uma biblioteca especializada. Trato sobre ela, em outro post.

Fotos: Peter Janzon