CASA DA CULTURA DE ESTOCOLMO - KULTURHUSET - INFANTIL

Há alguns dias apresentei informações sobre a Kulturhuset (Casa de Cultura de Estocolmo), amplo espaço cultural da capital sueca que reúne em diferentes ambientes várias bibliotecas, dentre as quais uma voltada para o público infantil com idade entre 1 a 10 anos, a qual apresentarei aqui em imagens.

A Casa de Cultura de Estocolmo funciona em um amplo edifício que oferece diversificados serviços. Já havia visitado outras vezes mas não conhecia o espaço reservado ao público infantil por isso, bem mais que palavras deixo as imagens desse lugar que encanta pelo ambiente e pelo público presente.

Com mobiliário bem projetado e decoração que faz lembrar um grande quarto de crianças, a biblioteca atrai um público formado por famílias (adultos e crianças) haja vista que os pequenos usuários ainda não podem usufruir sozinhos do espaço.

Além do amplo acervo de livros infantis (em diversos idiomas), o ambiente toma a forma de uma brinquedoteca, com tapetes e móveis projetados para favorecer atividades lúdicas.

Do interior da Biblioteca se pode obter uma bonita vista para a praça desta área central da cidade, espaço por onde circulam milhares de pessoas todos os dias.

Com destaque mais do que merecido estão vários livros de Astrid Lindgren, uma das mais referendadas e queridas autoras sueca. Seu livro mais conhecido no Brasil é Pippi Långstrump (Píppi Meialonga), contudo tive a oportunidade de ler a poucos dias Ronja, la hija del bandolero, que trata com muita sensibilidade temas sobre as descobertas da vida na passagem entre a infância e a puberdade em meio a relação com pais, amigos e perigos. Um livro cheio de belas mensagens e valores.

Era um domingo, pós festejos de Midsummer (um dos grandes festejos suecos) e para minha surpresa havia boa quantidade de usuárioS na Biblioteca. A alegria dessa experiência foi maior por ter a companhia da querida Regina Bogestam e Angela Tozini (ambas comigo na foto abaixo).

Regina é brasileira e vive em Estocolmo há mais de 30 anos. Ela atua na Internationella Biblioteket e vai se aposentar em poucos dias...Fico feliz pela amizade que estabelecemos pois a admiro e creio, ela seguirá em busca de outros desafios.

Fotos: Peter Janzon