BIBLIOTECA MUNICIPAL TORRENTE BALLESTER - SALAMANCA - ESPANHA

A Biblioteca Municipal Torrente Ballester, em Salamanca pode ser considerada a "o carro chefe" das outras quatro biblioteca que fazem parte da Rede de Bibliotecas Municipais de Salamanca.

Localizada fora das cercanias do centro histórico, a Biblioteca atende ao público que efetivamente vive na cidade oferecendo uma ampla gama de serviços.

Foi inaugurada em 1999 e desde então tornou-se uma das facilitadoras do encontro do livro com cidadãos de todas as idades. A Biblioteca promove entre outras coisas, várias ações internas, como por exemplo seleção de livros para empréstimos com resenhas e recomendações, exposição de livros com temas em evidências (como a homenagem a Gabriel Garcia Márquez, morto em 17 de abril de 2014), exposição de livros ilustrados, entre outros. Haja criatividade biblioteconômica!

Ampla e bem iluminada, possui vários salões onde estão distribuídos acervos de livros, DVDs, Cds, periódicos e com sinalização que facilita a autonomia dos usuários na busca por diferentes tipologia de materiais.

Dentre os serviços oferecidos a Biblioteca realiza: empréstimo domiciliar, consulta local e reprodução de documentos, treinamento de usuários e visitas guiadas, atividades culturais e, entre outros serviços, possui computadores com acesso à Internet e Wi-Fi.

O edifício é adaptado a atender a todos. Conforme é possível compreender pelas imagens abaixo, muitas pessoas fazem uso do espaço, seja para estudos e leituras individuais ou em grupo, para assistir filmes, para se reunir e conversar. Existe um projeto de leitura para adultos, um clube de leitura, onde os participantes se reúnem para refletir e trocar experiências sobre títulos lidos.

O espaço dedicado ao público infantil é harmonioso. No acervo, coleções que atendem ao bebê e as demais idades com sinalização definida por cores. A Biblioteca realiza atividades visando instigar a relação entre pais e filhos.

Há um projeto muito especial para os pequenos que consiste na reunião de livros em sacolas coloridas (com cores por faixa etária). A criança recebe o volume com diversos títulos que devem ser lido em um tempo determinado.

Para os bebês, há livros com diferentes estímulos e suportes. O colorido do ambiente, a pintura do mural na parede oferece excelente estrutura para a realização de atividades de contação de histórias.

A Biblioteca possui uma programação regular de espetáculos extensiva a crianças, jovens e adultos. Por essas ações, a Associação Espanhola de Teatro para Crianças e Jovens, atribuiu à Biblioteca Torrente Ballester, o Prêmio Nacional Assitej-Espanha correspondentes ao ano 2012.

A Biblioteca, presta homenagem a Gonzalo Torrente Ballester, homens das letras de Salamanca, que foi professor, romancista, crítico literário e teatral, dramaturgo e jornalista.

Conhecer essa Biblioteca foi uma alegria a mais, haja vista que neste mesmo dia havia visitado a Biblioteca da Universidade de Salamanca, uma joia impossível de expressar em palavras ou até imagens todo seu valor e beleza.

Agradeço a gentileza e simpatia da Bibliotecária Manuela Criado que nos conduziu apresentando os espaços e serviços da Biblioteca Municipal Torrente Ballester. Agradeço de todo coração ao Professor Dr. José Antonio Frías pela dedicação que nos concedeu nestes dias em Salamanca sendo o elo que favoreceu vários conhecimentos.

Fotos: Soraia Magalhães e Peter Janzon