SEBASTIÃO SALGADO - GÊNESIS - GASÔMETRO - PORTO ALEGRE


Conforme apontado no post anterior, a Usina do Gasômetro consiste em um grande espaço de cultura localizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O lugar, no momento atual, apresenta a exposição Gênesis de Sebastião Salgado, que segue aberta a público até o dia 12 de maio de 2014.


Sebastião Salgado é um dos mais celebrados fotógrafos brasileiros. Suas imagens tratando questões relacionadas à pobreza e desigualdade sociais são conhecidas em todo mundo, contudo em Gênesis, a tônica surpreende por mostra lugares remotos, populações que vivem em estado primitivo e precisão de momentos eternizados com tocante sensibilidade.  


Pesquisando sobre o tema, li que Gênesis consiste no resultado de vários trabalhos realizados entre os anos de 2004 a 2012 em que Sebastião Salgado visitou mais de 30 países em busca de lugares remotos captando povos e situações que se apresentam como raridades às nossas vistas. 


Registrei a passagem pela exposição e não fosse a grande relevância não a divulgaria, haja vista o grande número de bibliotecas visitadas que devo apresentar...mas é um privilégio ter podido conhecer um pouco mais do trabalho desse artista Sebastião Salgado...


Costumo fotografar aquilo que me toca fundo, contudo sabia que não seria possível reproduzir beleza e emoção se fotografasse as imagens em exposição, por isso optei por apresentar algumas (as minhas favoritas) com boa resolução, obtidas a partir de diferentes sites .


 

 As imagens são além de bonitas, impactantes. Ao contemplá-las, creio ser possível refletir sobre todo o trabalho contido por trás do resultado final.



A exposição está aberta a visitação na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre até o dia 12 de maio.

Comentários