ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO - OIT - BIBLIOTECA

A Organização Internacional do Trabalho - OIT, em Brasília possui uma biblioteca que tem por missão:
 Oferecer aos seus usuários suporte a pesquisas e estudos científicos nas questões trabalhistas: capacitação profissional, discriminação, previdência social, relações trabalhistas, saúde do trabalhador, trabalho escravo, trabalho infantil, entre outros. Além da divulgação e venda das publicações editadas pela OIT.

Funciona de segunda a quinta-feira no horário das 08 às 12 horas; das 14:00 às 17:30 e as sextas-feiras no horário das 8:00 às 13:30. O lugar é amplo e bem iluminado e em termos de espaço oferece boa infraestrutura.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é uma agência das Nações Unidas que tem por missão promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade.

A Biblioteca foi criada no intuito de oferecer suporte a pesquisas e estudos científicos nas questões trabalhistas com temas relacionados a: capacitação profissional, discriminação, previdência social, relações trabalhistas, saúde do trabalhador, trabalho escravo, trabalho infantil, entre outros. Além da divulgação e venda das publicações editadas pela OIT.

A Biblioteca foi criada em 1980, tendo recebido o nome de Biblioteca Péricles de Souza Monteiro. Possui acervo formado por coleção multilíngue de aproximadamente dez mil títulos entre livros, CD-ROMs, DVDs, fitas VHS, relatórios técnicos, publicações estatísticas, 155 títulos de periódicos. Possui também bases de dados produzidas pela OIT.

Em termos de serviços disponibiliza acesso ao material disponível no local e, em alguns casos, eletronicamente. O catálogo da biblioteca está disponível na base de dados LABORDOC, gerenciado por INFORM (Biblioteca Central da OIT), em Genebra e reúne o catálogo das bibliotecas dos escritórios da OIT no mundo. Para visualizar o de Brasília, o usuário pode acessar OIT Brasília.

Visitei a Biblioteca da OIT- Brasília em agosto de 2013 e conheci a bibliotecária Welma Batista que atua como Assistente de Biblioteca e Documentação. O objetivo da visita era receber uma doação de livros e folhetos para o Programa de Bibliotecas Arca das Letras. Apesar da brevidade desse encontro, fui muito bem recebida, fator que me favoreceu realizar esse post.

Fotos: Soraia Magalhães