BOOK TOWN - MELLÖSA - SUÉCIA

Short version for the public in Sweden:
Near the town of FLEN, 115 kilometers southwest of Stockholm, you can find Mellösa, the first book-town of Sweden, created by Barbro Ergetie in the year of 2001. In Mellösa you will as well find a house full of books and activities for children in "Pippi Långstrump" style organized by Yvonne Huth.To read more about Mellösa : http://www.idehjulet.se/bokstaden/english.htm

...............


No verão europeu de 2012, tive a oportunidade de conhecer à primeira Cidade Livro da Suécia estabelecida em Mellösa. A localidade com cerca de 550 habitantes faz parte da cidade de Flen (distante cerca de 115 km de Estocolmo).

Em meio à paisagem bucólica, a chegada a Mellösa é cercada de tranquilidade. Há pouca movimentação nas estradas e as áreas verdes que antecedem o lugarejo se oferecem aos olhos. Em Mellösa, o comércio é restrito, mas o visitante pode contar com o Bysmedjan, bonito e aconchegante Café onde são servidas especialidades suecas em forma de lanches. 

Desta experiência, o ponto alto da passagem por Mellösa foi à possibilidade de conhecer a casa de Barbro Ergetie. Com dois pavimentos, a casa amarela alardeada por jardins oferece por dentro uma grande surpresa. Livros. Livros por todas as partes. Na sala de estar, na sala de jantar, no banheiro, na cozinha, livros, livros, livros. A casa em si, um atrativo turístico.









Conforme é possível acompanhar nas imagens expostas, Mellösa, além de ser uma Cidade Livro, possui também uma Casa Livros. O mais interessante é que as publicações organizadas nos compartimentos da casa foram selecionadas por tonalidades de cores, fator que contribui para que a decoração se torne mais atrativa.

Barbro Ergetie


Mellösa Cidade Livro para Crianças

Mellösa possui também um espaço reservado ao público infantil. O local, assemelha-se a casa de Pippi MeiaLonga, (uma das mais amadas personagens do público infantil sueco criado por Astrid Lindgren ). Funciona em um espaço pequeno, alegre, colorido e com substancial volume de livros aos cuidados da jovem Yvonne Huth, que por sinal também escreve livros infantis.






Yvonne Huth


A passagem por Mellösa foi breve, infelizmente não pude participar de nenhuma agenda envolvendo escritores, palestrantes, músicos, mas soube que as programações ocorrem por meio de apresentações, debates, exposições e palestras.

Uma pena também que fiz poucas fotos minhas no interior das casas livro, contudo, segue uma que registra o momento dessa breve passagem pelas terras suecas.



Fotos: Soraia Magalhães
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »

2 comentários

Clique aqui para comentários
Obrigado pelo seu comentário