CASA DE CULTURA MÁRIO QUINTANA - PORTO ALEGRE - RS


Adorei Porto Alegre e dentre os diversos lugares que conheci, gostei especialmente da Casa de Cultura Mário Quintana que consiste em um belo e amplo espaço que reúne as condições para que a população possa usufruir das opções de teatro, cinema, música, artes plásticas, museus, café, jardim....e bibliotecas...



A Casa de Cultura, foi no passado o famoso hotel Majestic construído na década de 30. O lugar é recheado de histórias que envolvem entre outros, um dos mais queridos poetas brasileiros: Mário Quintana, que viveu no hotel entre os anos de 1968 a 1982, ocupando o apartamento 217.




As imagens aqui postadas servem para que tenhamos uma visão geral do que se pode encontrar na Casa da Cultural e claro, não oferece a dimensão real, pois há muito mais a se ver quanto aos detalhes, por exemplo, o quarto do poeta, suas coisas em exposição optei por não apresentar, afinal vale a pena ir e conferir...




Adquirido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o prédio está em reforma, contudo abriga:
a Biblioteca Lucília Minssen, a Biblioteca Érico Veríssimo, parte do parte do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, os acervos Elis Regina e Mário Quintana, a Discoteca Pública Natho Henn, as Galerias Xixo Stockinger e Sotéro Cosme, os teatros Bruno Kiefer e Carlos Carvalho, além de três salas de cinema, cafés, bombonière, livraria e inúmeras salas com destinações específicas e outras tantas de uso múltiplo.
Quanto forem concluídas as obras de reforma, o espaço poderá ser um grande orgulho para a cidade, com sua localização privilegiada no centro histórico da capital gaúcha.







Em dois outros posts comentei sobre a Biblioteca Pública Estadual e sua situação atual, haja vista que ocupa de forma provisória uma parte do espaço na Casa de Cultura. 

Para saber mais sobre a biblioteca estadual, em outro post, apresento informações e imagens sobre o prédio histórico da Biblioteca Estadual fechado há sete anos para reforma.


Fotos: Soraia Magalhães

Comentários