USINA DO GASÔMETRO - PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL

O nome soa estranho. Usina do Gasômetro, ou apenas Gasômetro, mas é um grande espaço de cultura localizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O nome se deve ao fato de haver funcionado no local uma usina de geração de energia.

Datado de 1928, o prédio abrigou a Companhia Brasil de Força Elétrica que gerenciou os serviços de eletricidade e transporte elétrico de Porto Alegre até o ano de 1954. Há no local uma grande chaminé de 107 metros. Nos anos 70, esteve desativado e ficou em estado de abandono até ser revitalizado e transformado em espaço cultural.

O Gasômetro abriga quatro galerias de arte, sala de cinema e teatro. Há um Centro de Informações Turísticas e várias salas que oferece diferentes cursos.

No alto da Usina do Gasômetro é possível vislumbrar o Lago Guaíba e ao que parece oferece um belo por-do-sol. O lugar é especial por dentro e por fora pois oportuniza manifestações culturais e artísticas diversas, como por exemplo, a exposição Gênesis de Sebastião Salgado, que segue aberta a público até o dia 12 de maio de 2014.

As fotografias de Sebastião Salgado nos impactam com tanta expressividade. São imagens em preto e branco realizadas no decorrer de anos por lugares incríveis...sobre o tema, falarei no próximo post.

Fotos: Soraia Magalhães