CASA DE LEITURA THIAGO DE MELLO - EDIFÍCIOS...


Numa passagem rápida por Manaus, enquanto seguia para tomar o barco que me levaria ao município de Maués, pude ver mesmo que ao longe, o espaço que deverá abrigar a Casa de Leitura Thiago de Mello.


Por um pequeno buraco no tapume que divide o espaço do porto e os edifícios da futura biblioteca, foi possível observar que as obras da estrutura externa parecem estar concluídas. Faz alguns meses que visitei o local e faltava pouco para o término, contudo os trâmites para aquisição de mobiliário e decoração ainda não estavam providenciados.


Os dois antigos prédios da área portuária de Manaus, consistem no Armazém 15 de Novembro e o Prédio do Thesouro, ambos de 1890. Infelizmente se fala pouco sobre o empreendimento que deverá dotar este canto da cidade com salas de leitura, auditório, espaço infantil, midiateca e áreas para exposições. 


O projeto inova por oferecer acesso visual para o Rio Negro. Nas duas imagens acima é possível observar que o pier já está concluído. Inclusive havia uma moça caminhando sobre o local.

A Casa de Leitura Thiago de Melo faz parte do Programa Mais Cultura, do Governo Federal em parceria com a Universidade Federal do Amazonas e outras instituições. A ideia para a criação do espaço data de 2009 e o objetivo é transformar o local, na primeira biblioteca temática implantada no país com orçamento de mais de R$ 12 milhões.


Boa parte do material bibliográfico será composto pelo acervo pessoal de Thiago de Mello estruturado em três grandes temas: o homem (a condição humana), a floresta (meio ambiente) e a América Latina (política, cultura e integração).

Estava tão pertinho...e mesmo não podendo adentrar, assim mesmo vi esse momento como um privilégio de mais uma vez acompanhar a evolução desse espaço. O tempo que dispunha era realmente muito curto...

Fotos: Soraia Magalhães

Comentários

  1. Só vc prá descobrir essa espeça. Adorei, especialmente com essa vista para o Rio Negro. Assinado: Ivanilde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só você para me incentivar sempre...beijo minha amiga, Nildinha querida!

      Excluir

Postar um comentário