ARCA DAS LETRAS PARA COMUNIDADES RIBEIRINHAS DE MAUÉS - AMAZONAS

Passei por Manaus apenas algumas horas no dia 25 de setembro de 2013, mas o tempo foi suficiente para ver minha família, algumas bibliotecas e a paisagem tão marcante do Rio Negro. Essa viagem teve por objetivo a  capacitação de agentes de leitura em Maués, município do Amazonas pelo qual tenho admiração  não apenas por sua beleza, mas por dispor de equipamentos culturais como biblioteca pública e museu.

Na saída de Manaus no barco, vista para a Ponte Rio Negro

A saída nos barcos regionais no porto de Manaus podem proporcionar momentos de grande beleza. Neste dia, o sol amazônico iluminava e aquecia a cidade, mesmo  sendo quase 18 horas. Era bonito ver o restinho de sol contrastando com outras cores...

Maués  é conhecida como a Terra do Guaraná, mas também  é referendada por suas belas praias de areia branca. Possui população de mais de 50 000 habitantes, sendo apontada como uma das cidades com maiores expectativas de vida no país. A viagem de barco de Manaus até Maués tem duração média de 17 horas. Em termos de localização consta que o município está distante 268 km em linha reta, e 356 km por via fluvial.

A chegada em Maués, vista da área portuária

A chegada ao porto de Maués foi agradável, contudo estávamos relativamente atrasados para o curso de capacitação e visando o cumprimento do prazo logo seguimos para dar início as atividades.

A proposta foi tender cerca de 50 comunidades ribeirinhas e nessa primeira etapa foi absolutamente gratificante observar que os participantes demonstravam entusiasmo por conhecer mais sobre o Programa Arca das Letras, bem com por absorver ideias do que fazer para a promoção da leitura em suas comunidades a partir das bibliotecas implantadas.

Fiquei satisfeita por poder conhecer o local onde estão sendo confeccionados os móveis Arca no município de Maués. Com madeira de boa qualidade e ótimo acabamento, os trabalhadores da marcenaria naquele dia, ainda davam os últimos retoques em algumas das peças que seriam entregues.

O Arca das Letras é um Programa vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, desde 2003 vem atuando de forma a aplacar as dificuldades de acesso à informação de muito brasileiros que vivem no meio rural do Brasil. A turma de Maués era muito animada, a maioria, professores da rede pública e por isso creio, farão um bonito trabalho em suas comunidades.

Foram parceiros nesse trabalho Adalgiso Andrade e Cloves Pereira que além da viagem de barco até o município, participaram das atividades, palestras e explicações sobre o Programa.

Fotos: Soraia Magalhães, Adalgiso e Cloves