BIBLIOTECA DE ARTES - SAMBÓDROMO DE MANAUS

Passei rapidamente por Manaus entre os dias 16 e 19 de outubro de 2013 e mesmo tendo sido por algumas, horas visitei duas bibliotecas, ambas localizadas no Centro de Convenções, espaço conhecido popularmente como Sambódromo.

O local abriga o Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro e as Bibliotecas de Artes e Braille. Todo o complexo é administrado pela Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas.

No Sambódromo, acontece todos os anos o desfile das Escolas de Samba de Manaus, inclusive em fevereiro desse ano a minha escola do coração Reino Unido da Liberdade homenageou o livro e eu, que a anos não desfilava, comprei uma fantasia na ala dos bibliotecários e cantei o livro com toda emoção.

A motivação para realização dessa visita veio da indagação da colega Bibliotecária Mary Komatsu Shinkado que atua no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), do Rio de Janeiro e que perguntou se eu conhecia uma biblioteca de artes em Manaus. Confessei que desconhecia a existência, talvez por sua localização distante da área central, creio que poucos a conheçam. Pesquisando porém, recordei das bibliotecas do Sambódromo...

A Biblioteca tem por objetivo dar suporte ao Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro que de acordo com informações disponibilizadas no site da Instituição foi criado para:
ensinar as Artes - Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, visando à formação e aperfeiçoamento profissional no desenvolvimento do potencial artístico, intelectual e na auto-estima de crianças e jovens amazonenses, através de Cursos Livres, que contribuem para a superação pessoal, a procura da excelência, a participação comunitária, a tolerância, o lazer produtivo, a criatividade social de forma massiva e solidária, sem distinguir a origem social ou a condição econômica.
Funciona em uma das salas térreas das arquibancadas. No dia em que fiz a visita, era horário de almoço e não pude falar com a bibliotecária Sariê Sammy Teixeira, gerente deste espaço. Gostaria de tê-la encontrado, pois no passado trabalhamos juntas na Biblioteca Pública Estadual do Amazonas e não nos vemos a muitos anos.

Soube que o acervo atende as especificações da demanda por artes e vi que haviam livros infantis disponíveis na sala de recepção da Biblioteca. Neste dia haviam dois usuários fazendo uso do espaço para estudos.

Em uma área paralela à biblioteca, existe uma pequena galeria onde estão em exposição réplicas de telas famosas.

E...eu aproveitei para pedir ao meu filho Phellipe que fizesse uma foto minha na galeria ao lado da imagem criada por Roy Lichtenstein que admiro pela alegria das cores.

A visita foi rápida, não havia com quem conversar, foi mesmo o tempo suficiente de olhar, fotografar e seguir.

A Biblioteca está localizada na Avenida Pedro Teixeira, 2.565 bloco F – Planalto.
Funciona de Segunda à Sexta-feira, de 08h às 17horas.

Fotos: Phellipe Magalhães