ARCA DAS LETRAS - 28 BIBLIOTECAS RURAIS PARA APUÍ, AMAZONAS

Retornei ontem à Brasília após viagem à cidade de Apuí, no Amazonas. O objetivo era a capacitação de  agentes de leitura, bem como a entrega de 28 bibliotecas Arca das Letras para as comunidades rurais deste município.

O Arca das Letras é um Programa vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, que desde 2003 vem atuando de forma a aplacar as dificuldades de acesso à informação de muito brasileiros que vivem no meio rural do Brasil.

A capacitação, que foi realizada no período da manhã e tarde transcorreu de forma muito produtiva com a participação dos representantes das comunidades que passarão a realizar ações de incentivo a leitura em suas comunidades.

O primeiro momento do trabalho constou do preenchimento dos recibos e identificação dos novos agentes de leitura seguido de apresentação individual, onde apresentavam seus nomes e diziam qual o nome de sua comunidade.

Ao redor da Arca, os participantes obtiveram orientação sobre a organização do acervo por meio da classificação por cores, bem como uma série de informações gerais sobre a metodologia do Programa Arca das Letras relacionadas a questão do empréstimo dos livros.

Um momento muito interessante ocorreu durante as apresentações dos DVDs “Vida Maria” e “Arca das Letras em Caiuá – Assentamento Santa Angelina”.  Ambos os vídeos permitem posteriormente discussão sobre leitura e como esta pode influenciar a vida de muitos.

O momento mais divertido aconteceu durante as orientações sobre mediação de leitura. Para o ensejo, havia adquirido um avental que permite realizar contação de história utilizando dedoches com os personagens da historinha Chapeuzinho Vermelho.

Os participantes da oficina ficaram tão motivados que depois até representaram suas observações em cena. E riam, riam como crianças.

Livros como: A flor do lado de lá, de Roger Mello e a Árvore Generosa de Shel Silverstein (tradução de Fernando Sabino), foram os que os participantes mais gostaram...

Ao final da tarde, foi realizada a solenidade de entrega dos certificados para os agentes de leitura, bem como a entrega simbólica das 28 bibliotecas Arcas.

É válido destacar a participação do Prefeito Admílson Nogueira e do Secretário de Educação José Roberto de Campos que deram todo o apoio para a realização do evento.

Apuí está localizado à 408 quilômetros de Manaus e diferente das diversas cidades que já conheci no Amazonas, não está alardeada pelo rio. Um dado muito positivo: possui a Biblioteca Pública Municipal Cariolando Fadoul  que é bastante atuante.
Agradeço por meio desta postagem todo o apoio recebido do Prefeito Admílson Nogueira e Marly Palma.

Fotos: Soraia Magalhães