ENCONTRO COM ALUNOS DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIFAI - SÃO PAULO

Viver novas experiências. Tá ai algo que gosto de fazer e nos últimos quatro dias que estive em São Paulo, posso dizer que essas foram ações constantes.

O objetivo da viagem era a participação no BiblioCampSampa, contudo entre outros momentos bacanas posso destacar a pequena palestra realizada para os estudantes do curso de biblioteconomia do Centro Universitário Assunção – UNIFAI.

Tendo chegado com certa antecedência a São Paulo, recebi o gentil convite da querida Regina Fazioli, professora de Tópicos Modernos de Biblioteconomia e Ciência da informação da UNIFAI e claro, fiquei feliz por poder contribuir numa disciplina que visa pensar a biblioteconomia em suas nuances mais amplas.

Como os alunos estão quase na reta final da fase acadêmica, a Professora Regina teve por fim destacar experiências e atitudes que podem contribuir para o pensar sobre as práticas do bibliotecário no contexto atual. Na oportunidade, pude apresentar informações sobre as ações do Movimento Abre Biblioteca, bem como as atividades junto ao Blog Caçadores de Bibliotecas e a publicação do livro infantil Lia sempre lia, ao qual fizemos uma leitura com direito inclusive a uma pequena prática de técnica jogral.

A receptividade dos alunos foi contagiante e foi bom poder falar para os futuros profissionais que breve estarão buscando seus espaços no mercado de trabalho. A experiência rendeu bons momentos, gerou perguntas e a proposta final: pensar o que lhes motiva, o que querem, aonde querem chegar...

Não poderia deixar de agradecer o carinho dos estudantes, bem como todo o apoio da querida Regina Fazioli (mais que uma amiga, uma irmã) que durante quatro dias me presenteou com um leque de informações e proporcionou uma série de atividades relevantes em termos de conhecimento e acesso a espaço e contato com pessoas.

Aproveito também para agradecer a Coordenação do Curso de Biblioteconomia da UNIFAI.

Fotos: Marina Moral Nakamura