APUÍ: BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CORIOLANDO FADOUL
Abro esse post com essa imagem sobrevoando Manaus e seguindo rumo à Apuí, no Amazonas em viagem que objetiva a capacitação de agentes de leitura e a entrega de 28 bibliotecas Arca das Letras para as comunidades rurais deste município.
Logo ao chegar à cidade, fui recebida pelo Prefeito Admílson Nogueira, que se mostrou disposto a ampliar o número de bibliotecas Arcas e se comprometeu em prestigiar a cerimônia de entrega das 28 bibliotecas e confraternizar com os novos agentes de leitura das comunidades beneficiadas.
Com o Prefeito Admílson Nogueira e Marly Palma |
Distante 408 quilômetros de Manaus, Apuí é uma cidade jovem com apenas 26 anos de existência, mas que destaca-se por sua vocação para a economia agropecuária, com uma população estimada em mais de 18.000 habitantes.
A cidade possui a Biblioteca Pública Municipal Coriolando Fadoul que está localizada em área de fácil acesso, com uma equipe formada por cinco pessoas que se revesam para atender das 7 às 19 horas, atendendo a população de segunda à sexta-feira.
O espaço é amplo, bem iluminado e possui bom acervo de literatura. Há também espaço para ações de incentivo à leitura com as crianças, sala de reunião, auditório, espaço para pesquisa e consulta a internet.
A Biblioteca não possuí profissional bibliotecário, sua gestão está a cargo da Senhora Inês Thomas Dall' Agnoll que foi inclusive a primeira funcionária quando a biblioteca foi criada em 1990. Dona Inês adora seu trabalho e o realiza com dedicação e criatividade.
Enquanto realizava a visita, aconteceu um momento muito especial no interior da Biblioteca. Era horário, da saída da escola quando um grupo de meninas entrou para devolver e apanhar novos livros. Eram alegres, animadas e algumas já haviam ganhado prêmios por assiduidade nas práticas de leitura, com apresentação de resenhas...deu gosto de ver.
Na imagem abaixo, eu, Inês e equipe posamos com o banner do Programa Arca das Letras. Passamos todo esse dia envolvidos com os preparativos para ações que aconteceriam na manhã seguinte para a capacitação dos agentes de leitura e a entrega das bibliotecas do Programa Arca das Letras.
Ao conhecer Apuí, ampliei o número do cidades que compõe meu objeto de pesquisa sobre equipamentos culturais no Amazonas, com ênfase para as bibliotecas públicas.
Fotos: Soraia Magalhães
Comentários
Postar um comentário