APUÍ: BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL CARIOLANDO FADOUL

Saí ontem de Brasília e passei algumas horas em Manaus, seguindo rumo à Apuí, no Amazonas em viagem que objetiva a capacitação de agentes de leitura e a entrega de 28 bibliotecas Arca das Letras para as comunidades rurais deste município.

Logo ao chegar à cidade, fui recebida pelo Prefeito Admílson Nogueira, que se mostrou disposto a ampliar o número de bibliotecas Arcas e se comprometeu a prestigiar amanhã, a cerimônia de entrega das 28 bibliotecas e confraternização com os novos agentes.

Com o Prefeito Admílson Nogueira e Marly Palma
Distante 408 quilômetros de Manaus, Apuí é uma cidade jovem com apenas 26 anos de existência, mas que destaca-se por sua vocação para a economia agropecuária, com uma população estimada em mais de 18.000 habitantes.

A cidade possui a Biblioteca Pública Municipal Cariolando Fadoul que está localizada em área de fácil acesso, com uma equipe formada por cinco pessoas que se revesam para atender das 7 às 19 horas a população de segunda à sexta-feira.

O espaço é amplo, bem iluminado e possui bom acervo de literatura. Há também espaço para ações de incentivo a leitura com as crianças, sala de reunião, auditório, espaço para pesquisa e consulta a internet.

A Biblioteca não possuí profissional bibliotecário, sua gestão está a cargo da Senhora Inês Thomas Dall' Agnoll que foi inclusive a primeira funcionária quando a biblioteca foi criada em 1990. Dona Inês adora seu trabalho e o realiza com dedicação e criatividade.

Enquanto realizava a visita, aconteceu um momento muito especial no interior da Biblioteca. Foi no horário da saída da escola quando um grupo de meninas entrou para devolver e apanhar novos livros. Eram alegres e animadas e algumas ganhadoras de prêmios por assiduidade nas práticas de leitura, com apresentação de resenhas e tudo...deu gosto de ver.

Na imagem abaixo, Inês e equipe, Marly e eu posamos com o banner do Programa Arca das Letras. Todos passamos o dia envolvidos com os preparativos para ações que acontecerão amanhã durante a capacitação dos agentes de leitura e a entrega das bibliotecas Arca das Letras.

Ao conhecer Apuí, ampliei o número do cidades que compõe meu objeto de pesquisa sobre equipamentos culturais no Amazonas, com ênfase para as bibliotecas públicas.

Fotos: Soraia Magalhães