O FANTÁSTICO MISTÉRIO DE FEIURINHA - NO CIC BH - MAKING OF - 2006
Em 2006 eu era bibliotecária do Colégio Imaculada Conceição (CIC-BH), e ao longo de quase cinco anos pude realizar variadas atividades culturais, muitas das quais envoltas em ações de Teatro.
Naquele ano, fizemos uma coisa linda. Com todo o apoio da direção do CIC, o corpo de professoras da Educação Infantil e a biblioteca, presenteamos os estudantes durante a semana da criança com a super produção da peça O Fantástico Mistério de Feiurinha.
A imagem que abre essa postagem é inclusive de um dos cartazes criados para a divulgação do espetáculo. A ideia era não oferecer pistas de qual personagem estaríamos representando. Tudo era surpresa, ou seja, as crianças, que já conheciam o texto, ficavam ansiosas imaginando qual poderia ser o personagem de sua professora...
Para o cartaz, tentávamos aparentar algo desconexo...e a ideia deu super certo...Claudia Guimarães, Andreia e eu, por exemplo éramos bruxas, mas na imagem parecemos muito boazinhas...
O segundo cartaz foi elaborado para divulgar duas apresentações extras que realizaríamos atendendo pedidos dos estudantes e familiares que manifestaram interesse em assistir ao espetáculo.
O segundo cartaz foi elaborado para divulgar duas apresentações extras que realizaríamos atendendo pedidos dos estudantes e familiares que manifestaram interesse em assistir ao espetáculo.
O Fantástico Mistério de Feiurinha é uma peça de teatro infanto-juvenil, escrita por Pedro Bandeira. A trama gira em torno dos contos de fadas e reúne personagens encantadores como: Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, Cinderela e outros...
As imagens contidas neste post registram o making of dos preparativos finais para a estreia da peça apresentada em 2006. Neste trabalho, respondi pela direção e sonoplastia, além de atuar como uma das bruxas.
O elenco era formado pelas professoras Gabriela, Virgínia, Denise, Adriana, Paola, Geisa, Sileida, Daniela, Fabiana, Jerusa, Carminha, Cristiana, Ana Paula, Andreia e do corpo técnico, Cláudia e eu respondíamos pela biblioteca. Creio que todas vivemos uma experiência das mais inesquecíveis...com revelações de pessoas muito talentosas para a atuação teatral.
A sonoplastia foi também pensada, elaborada e para o trabalho foram criadas também três composições pela Márcia, professora de música que foram ensaiadas com as crianças em sala de aula e durante a apresentação do espetáculo, estas tinham também momento de participação. A iluminação ficou a cargo de Fernando e a operação de áudio por minha filha Camila Magalhães.
Pensei esta postagem como forma de homenagear antigos colegas de trabalho e fazê-los reviver esse tempo em que pensamos meios para gerar aproximação entre as crianças do CIC-BH e o corpo pedagógico e técnico, onde colocamos a emoção de um livro, expressa numa ação teatral com o objetivo de presentear nossas crianças.
Quanto atuei como bibliotecária do CIC-BH, era minha parceira de trabalho a pedagoga Claudia Guimarães. Juntas realizamos uma porção de atividades que engrandeceram nossas ações bibliotecária e pedagógica. Ambas saiamos ganhando...assim como toda a comunidade educacional. É por isso que creio que a pedagogia é a parceira ideal da biblioteconomia no ambiente da biblioteca escolar.
Montar um espetáculo do porte de O Fantástico Mistério de Feirinha não foi fácil. A proposta envolvia memorizar enormes textos, reunir para ensaios, discutir detalhes, encaixar elementos de marcação cênica (tempos de entrada e saída de cena), pensar cenários, adereços, figurinos, contudo todo o trabalho envolveu também muito prazer
Não creio que minhas colegas tenham guardadas essas imagens e é por isso que aproveito esse espaço para compartilhá-las. Elas se referem ao nosso último ensaio....pela expressão de todas estávamos confiantes e felizes pelo que iriamos proporcionar aos nossos estudantes.
Jamais esquecerei todo apoio que recebi da direção do Colégio Imaculada para a realização de tantas atividades e para esse espetáculo, inclusive o figurino custou uma fortuna e foi absolutamente relevante para abrilhantar a produção.
O ano de 2006 foi um período muito marcante em termos de atividades realizadas e para mim, um valioso tempo de aprendizados e oportunidades no âmbito da biblioteca escolar. Um tempo que deixou saudade e grandes amizades...
As duas imagens finais fazem jus ao trabalho realizado por Camila e Fernando. Ela, responsável pela sonoplastia do espetáculo, ele, a iluminação. O trabalho de ambos foi primoroso.
Em uma próxima oportunidade farei uma postagem especial sobre o espetáculo...
Fotos: Soraia Magalhães
Olá Soraia!!Nessa época meu filho tinha 5 anos e era aluno da Maria Luíza no Jardim...Depois da apresentação de vocês ficou repetindo a música um tempão,mas não sei mais qual era,só que tinha uma parte que falava "elucubrações mentais"!!!Ele ficava repetindo isso o tempo todo.Saudades desse tempo.Beijo.
ResponderExcluirOi Lela, essa era a música das bruxas Ruim, Malvada e Pior Ainda...eu tenho o vídeo da peça e vou postar com outras imagens do espetáculo. Sinto muita saudade, por isso recuperando esse tempo por meio de imagens, videos e algumas palavras. Um beijo
Excluir