I ENCONTRO EST. DE AGENTES DE LEITURA DO ARCA DAS LETRAS - OFICINA DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Durante os dias 1º e 02 de agosto (quinta e sexta-feira), aconteceu em Natal, no Rio Grande do Norte, o primeiro Encontro Estadual de Agentes de Leitura do Programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O evento, que na parte da manhã contou com a presença da governadora  do estado Rosalba Ciarlini e demais autoridades, teve o horário da tarde dedicado a uma oficina de contação de história, ministrada por Ricardo Buhiú.

Com o título “As malas que contam e encantam” – Buhiú, envolveu cerca de 200 agentes de leitura a um processo de capacitação em meio a figurinos, músicas, brincadeiras, informações e técnicas de contar e cantar histórias.

Um dos objetivos do evento foi propiciar a ampliação das práticas leitoras aos agentes que já atuam no estado de forma voluntária em prol do incentivo a leitura.

Foi muito produtiva a proposta e creio que além de aprender técnicas, os agentes de leitura do Arca das Letras também se divertiram bastante.

De acordo com dados apontados no site do MDA, o Rio Grande do Norte já implantou mais de 670 bibliotecas arcas em 114 municípios e essa medida tem beneficiado um grande contingente de famílias de agricultores e demais  populações que vivem no campo.

Além de aprendermos muitas coisas interessantes e nos divertirmos o final da oficina ofereceu um momento de união e entrosamento (preste atenção nas fotos acima). Uma enorme roda formada por todos os participantes girou ao compasso da ciranda. Foi lindo!!!

Depois da grande roda todos queríamos fazer fotos com as indumentárias que fazem parte de “As malas que contam e encantam” de Buhiú.

Fotos: Soraia Magalhães