ARCA DAS LETRAS EM PRESIDENTE VENCESLAU - LEITURA, MONITORAMENTO, PALESTRA E CAPACITAÇÃO

Desde o dia 24 de agosto vem acontecendo a 37ª Exposição Agropecuária e Industrial de Presidente Venceslau (Faive), município localizado cerca de 610 km de São Paulo.

O evento que tem data para encerrar somente no dia 1º de setembro, trouxe uma programação diversificada e entre outras atrações contou com um estande do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a participação do Programa Arca das Letras.

Não poderia deixar de destacar as atividades que realizamos pois o trabalho foi intenso e contou com ações de narração de histórias, explicação sobre a importância da leitura e muitas outras atividades conforme é possível observar nas imagens e textos abaixo.

A programação contou pela manhã com a recepção das crianças do Assentamento Primavera  e os pequenos foram recebidos com ações de mediação de leitura.

Pela parte da tarde realizamos uma visita ao assentamento Santa Angelina para conhecer uma das experiências exitosas do Programa Arca das Letras no município de Caiuá e na oportunidade realizamos um trabalho de monitoramento.

Sobre essa ação farei uma postagem a parte, mas segue abaixo uma imagem da pequena biblioteca e as agentes de leitura do Programa Arca das Letras, Dona Natalina e sua filha Jaqueline que tocam com muito carinho esse trabalho.

Nossa participação na Faive, transcorreu na parte da tarde com uma palestra para os agentes de leitura e público interessado. A palestra foi proferida por Maria Dione Ferreira, Coordenadora do Programa Arca das Letras, que apontava a importância do Programa para o desenvolvimento da leitura no meio rural do país.  O público pode também assistir ao vídeo VIDA MARIA que já faz parte do roteiro de nossas apresentações.

Para finalizar, foi realizada uma oficina onde colocamos em prática uma proposta que objetiva dinamizar o modelo anterior das capacitações, haja vista que o que se busca agora é estimular os aspectos lúdicos da leitura entre agentes e o público beneficiado e o resultado foi bem recebido por todos.

Muito proveitoso tudo que vivemos em Presidente Venceslau, além das informações já destacadas é válido apontar que fizemos a exposição do móvel arca e assim pudemos explicar sobre os benefícios que essa pequena biblioteca exerce no meio rural.

Encerro essa postagem agradecendo ao prefeito de Presidente Venceslau Jorge Duran e sua equipe, em especial Carol, Zinho e Marquinhos. Vocês todos foram formidáveis.

Fotos: Maria Dione e Tatiane Borges