I ENCONTRO ESTADUAL DE AGENTES DE LEITURA DO ARCA DAS LETRAS (RN) - PARTE II

Entre os dias 1º e 02 de agosto de 2013, aconteceu em Natal, no Rio Grande do Norte, o primeiro Encontro Estadual de Agentes de Leitura do Programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Em duas postagens anteriores, contei um pouco do que vivemos durante essa experiência que com certeza marcará positivamente a vida de cerca de 200 agentes de leitura que atuam voluntariamente a frente das bibliotecas  rurais nesse estado.

O evento que contou com Oficina de Contação de História, trouxe no último dia, uma proposta de discussões entre os agentes que puderam fazer avaliações e repensar novas práticas que poderão ser implementadas visando a dinamização das ações de incentivo a leitura nas suas comunidades.

Em grupos, as ideias iam surgindo e ao final, foram escolhidos os relatores para apresentação dos resultados.  O que posso assegurar foi que saíram belas propostas, muitas das quais relacionadas a eventos visando atrair a atenção do público para os livros e sua bibliotecas.

É importante destacar que o Rio Grande do Norte, em parceira com o MDA, já implantou mais de 670 bibliotecas arcas em 114 municípios e essa medida tem beneficiado um grande contingente de famílias de agricultores e demais populações que vivem no campo.

O primeiro Encontro Estadual de Agentes de Leitura do Programa Arca das Letras, no Rio Grande do Norte foi um sucesso. O evento teve por objetivo avaliar desempenho e propiciar entre outras coisas, reflexão sobre as práticas leitoras. Ao final, foi muito bom perceber que os agentes de leitura aparentavam satisfação, suas expressões faciais eram de dever cumprido.

A foto abaixo, dá uma boa visão de alguns dos envolvidos pelo evento: Paula Valéria, Lúcia Araújo (Equipe Gestora Estadual), Elizabeth Ribeiro, Camila (Agente de leitura), Soraia Magalhães, Maria Dione e Tatiane Brandão (Arca das Letras Nacional).

Na próxima e última postagem que farei sobre o evento, contarei sobre a leitura do livro LIA SEMPRE LIA que fiz para os agentes de leitura. Foi muito emocionante...

Fotos: Soraia Magalhães e  Elizabeth Ribeiro