BIBLIOTECA NACIONAL DO PANAMÁ

Estive na Biblioteca Nacional do Panamá em abril de 2012, e apesar do tempo passado, considero essa uma das mais agradáveis visitas que já fiz desde que iniciei minhas andanças em busca de bibliotecas.

Creio que decorreu do privilégio de ter sido recebida pela bibliotecária Nitzia Barrantes, Diretora Técnica dessa instituição que dispensou mais de duas horas do seu tempo para nos apresentar espaços, serviços e oferecer vastas informações sobre as bibliotecas do país em uma conversa realizada em português, já que Nitzia estudou no Brasil e conhece bem nosso idioma.

Sobre a Biblioteca Nacional do Panamá, soube que foi inaugurada em 11 de julho de 1942 e ao longo dos anos passou por vários espaços, até ser fixada no Parque Omar Torrijos em um edifício moderno composto por quatro andares e que possui áreas envidraçadas favorecendo boa integração com o ambiente externo cercado de muito verde.

A Biblioteca Nacional do Panamá tem por missão, favorecer a guarda, a organização e a divulgação da memória bibliográfica nacional panamenha e para tal iniciou suas principais coleções por meio da uma base bibliográfica oriunda de uma biblioteca que encerrou suas atividades em 1941 (Biblioteca Colón).

Esta dividida da seguinte forma: Hemeroteca, composta por periódicos e revistas panamenhos, revistas estrangeiras e revistas de órgãos internacionais. Fundo Antigo, com 586 obras que datam de 1500 até 1899, de procedência em sua grande maioria da Espanha. Há também as salas Panamenha, sala Estrangeira, coleção de Referência e muitas outras coleções.

Percebi que a Biblioteca Nacional do Panamá agrega também o papel de Biblioteca Pública e oferece uma série de serviços voltados para todos os públicos, seja infantil, infanto-juvenil e adulto. No período em que lá estive, acabava de acontecer o Festival Aberto, que contou com ações voltadas para os campos da educação, cultura e ciência.

Peço desculpas a você Nitzia pela demora na elaboração dessa postagem. É que desde abril de 2012, começamos uma intensa luta na cidade de Manaus pela reabertura da Biblioteca Pública Estadual do Amazonas, fechada desde 2007 para reforma e então fiz inúmeras postagens sobre o assunto...

Deixo aqui meus sinceros agradecimentos pela excelente recepção e pelas indicações de visita a outras bibliotecas de seu país. Muchas Gracias!

Fotos: Peter Janzon