ABRIU!!! BIBLIOTECA PÚBLICA DO AMAZONAS ABRIU!!!!

Ao contrário do que esperávamos a Biblioteca Pública Estadual do Amazonas finalmente abriu suas portas. Sem nenhum alarde, o feito foi registrado acanhadamente, diferente das ações que a Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas - SEC, costuma fazer.

Após uma reforma que se arrastou desde 2007, Manaus volta a contar com sua mais importante Biblioteca. Apesar de não termos sido convidados para a reinauguração do espaço, estou feliz pois além da concretização de um sonho (ver esse espaço retornando para a sociedade) é também a constatação de que a luta, travada por nós do MOVIMENTO ABRE BIBLIOTECA, não foi em vão.

O ABRE BIBLIOTECA, nasceu em abril de 2012 e durante todo esse ano, fez uma série de ações visando despertar na população da cidade de Manaus, o amor pela biblioteca e alertar o poder público para as perdas que o fechamento desse espaço traria para a sociedade.

A Biblioteca reabriu oferecendo serviços que vão além do horário comercial. Uma grande conquista para os trabalhadores da cidade e para todos que necessitam realizar estudos e pesquisas, ou até mesmo visitas ao local, em horários diferenciados.

Estou participando de um curso em Manacapuru, infelizmente não pude ir correndo visitar o espaço, mas aproveito para parabenizar a todos que se envolveram na luta sejam bibliotecários, artistas, profissionais de diferentes áreas, pesquisadores, estudantes, pessoas apaixonadas por Manaus, estrangeiros de vários países e todos que ao seu modo contribuíram para que obtivéssemos êxito.

Já me perguntaram se estou feliz...ESTOU MUITO FELIZ! Porque sei que fomos muito longe e que jamais esqueceremos do tempo em que tivemos que lutar por nossa biblioteca. Aproveito para agradecer as centenas de pessoas que posaram com a imagem do ABRE BIBLIOTECA, aos que foram para as ruas, aos que gritaram, aos que compartilharam imagens e informações e que engrossaram o coro do clamor por esse espaço. Creio que devemos nos sentir honrados de ter feito parte disso.

Sobre a festa de reinauguração? A SEC optou por não fazer nada, afinal como comemorar a inauguração de uma Biblioteca que deu tanto trabalho e que foi alvo inclusive de críticas na imprensa internacional???

Quanto a nós do Movimento ABRE BIBLIOTECA...nós sim, temos muito o que comemorar!!!!

P.S Sobre a postagem anterior, fiz por não saber da reinauguração. Trata-se de uma crítica que reflete sobre a falta de compromisso do poder público com as promessas feitas a sociedade...Melhor deixar ai para que se lembrem em outra oportunidade de anunciar a inauguração de espaços importantes da cultura da cidade!

Fotos: Peter Janzon