CONTOS DO SOL NASCENTE NO DIA NACIONAL DO LIVRO

Dia 29 de outubro é comemorado no Brasil, o dia Nacional do Livro e só para não deixar passar em branco, faço essa postagem divulgando um livro que recebi por intermédio do "Caçadores de Bibliotecas".

É que, no dia 19 de setembro recebi um email de um jovem escritor chamado André Kondo que me perguntava da possibilidade de auxiliá-lo indicando um espaço para que pudesse fazer o lançamento de CONTOS DO SOL NASCENTE em Manaus, já que estaria com viagem marcada com sua esposa e passaria alguns dias na cidade.

Dada a dificuldade com datas, pouco pude fazer, porém como recompensa o autor me enviou uma cópia de seu trabalho ao qual ainda não conclui a leitura no todo, mas adorei por exemplo, o conto "A xilogravura" que trás latentes traços da cultura milenar japonesa e sua sabedoria.

Trata de dois irmãos, Nabuo e Hideo que vivem da arte da xilogravura, Nabuo obteve maior sucesso enquanto Hideo nem tanto. Estando o irmão famoso na hora da morte, Hideo pergunta:

"- Eu só quero que me ensine o segredo de sua arte. Por que as suas xilogravuras são mais valorizadas que as minhas? Deve haver um segredo...
Com muito esforço, Nobuo balançou a cabeça. O que poderia dizer ao irmão? Não havia segredo algum. Ele só amava o que fazia. Seria esse o segredo?".

O desfecho é marcante e posso assegurar é uma bela e inteligente história!

Sobre o dia “Dia Nacional do Livro”, essa data, foi escolhida por que em 29 de outubro de 1810, ocorreu a transferência para o Brasil da Real Biblioteca Portuguesa, correspondendo assim ao marco de fundação da Biblioteca Nacional.