BIBLIOTECA OCA DO SABER - ALTER DO CHÃO - PARÁ

O encerramento da aventura com o projeto "Livros Infantis: encantando os povos da Amazônia" (ver postagens anteriores), se deu em Alter do Chão, vilarejo localizado a 32 Km de Santarém, no Estado do Pará. Para saber mais assista também o vídeo:

Diferente das comunidades ribeirinhas visitadas, a localidade dispõe de boa infra-estrutura com privilegiada vocação para o turismo, já que possui lindas praias banhadas pelo Rio Tapajós.

Nessa localidade, pude visitar à Biblioteca OCA DO SABER, dirigida pelo Vila Viva: Grupo de Educação Ambiental que atua de forma significativa na região.

As imagens aqui postadas, datam de 2007 e já naquela época, a biblioteca atendia a população com um acervo variado dispondo desde livros infantis aos livros de filosofia, sociologia e de várias outras áreas do conhecimento, num ambiente simples, mas muito aconchegante.

Lendo e procurando informações sobre o lugar, soube que o espaço foi reformado, que o acervo foi ampliado e que se transformou num Ponto de Leitura com o apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Biblioteca Nacional. Fico contente e com o desejo de voltar um dia a Alter do Chão e ver de perto todos os progressos que devem estar sendo realizados em prol do estímulo à leitura e o acesso a informação.

Com essa postagem, encerro essas reminiscências agradecendo mais uma vez ao Colégio Imaculada Conceição de Belo Horizonte, por naquele momento ter permitido que seus alunos refletissem sobre a Amazônia e sua representação para o equilíbrio do planeta, com um olhar voltado para a educação daqueles que habitam e preservam a floresta.

Agradeço também o apoio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém, à Maria Ivete Bastos, ao Peixe, à Zenita e ao Thomas. Sem eles nada disso teria sido possível.