CONTOS DO SOL NASCENTE NO DIA NACIONAL DO LIVRO
Dia 29 de outubro é comemorado no Brasil, o dia Nacional do Livro e só para não deixar passar em branco, faço essa postagem divulgando um livro que recebi por intermédio do "Caçadores de Bibliotecas".
É que, no dia 19 de setembro recebi um email de um jovem escritor chamado André Kondo que me perguntava da possibilidade de auxiliá-lo indicando um espaço para que pudesse fazer o lançamento de CONTOS DO SOL NASCENTE em Manaus, já que estaria com viagem marcada com sua esposa e passaria alguns dias na cidade.
Dada a dificuldade com datas, pouco pude fazer, porém como recompensa o autor me enviou uma cópia de seu trabalho ao qual ainda não conclui a leitura no todo, mas adorei por exemplo, o conto "A xilogravura" que trás latentes traços da cultura milenar japonesa e sua sabedoria.
Trata de dois irmãos, Nabuo e Hideo que vivem da arte da xilogravura, Nabuo obteve maior sucesso enquanto Hideo nem tanto. Estando o irmão famoso na hora da morte, Hideo pergunta:
"- Eu só quero que me ensine o segredo de sua arte. Por que as suas xilogravuras são mais valorizadas que as minhas? Deve haver um segredo...
Com muito esforço, Nobuo balançou a cabeça. O que poderia dizer ao irmão? Não havia segredo algum. Ele só amava o que fazia. Seria esse o segredo?".
O desfecho é marcante e posso assegurar é uma bela e inteligente história!
Sobre o dia “Dia Nacional do Livro”, essa data, foi escolhida por que em 29 de outubro de 1810, ocorreu a transferência para o Brasil da Real Biblioteca Portuguesa, correspondendo assim ao marco de fundação da Biblioteca Nacional.
Muito obrigado, Soraia!
ResponderExcluirE parabéns pelo blog!!!
Obrigada pelas histórias lindas, avancei mais um pouco na leitura e me apaixonei pelo conto O Vaso!
ResponderExcluirMaravilhoso o aprendizado de Eiti...ele conseguiu mudar o mundo!
Obrigada André!