NOVA SOCIEDADE: COMUNIDADE RIBEIRINHA NO PARÁ - INCENTIVO A LEITURA
O tema da Campanha da Fraternidade em 2007 era “Fraternidade e Amazônia” e aquele ano foi marcante em termos de mobilizações que tentavam gerar consciência sobre a preservação da Amazônia e, por conseguinte, o respeito aos habitantes dessa região.
Esse vídeo apresenta um resumo do que vivi durante os dias dessa experiência.
Esse vídeo apresenta um resumo do que vivi durante os dias dessa experiência.
Em 2007 morava em Belo Horizonte e era a bibliotecária do Colégio Imaculada Conceição (CIC-BH), quando viabilizei a campanha “Livros infantis: Encantando os povos da Amazônia”, que contou com a solidariedade de alunos, professores e funcionários do Colégio.
O incentivo para a realização desse trabalho veio por meio de um amigo que contou sobre a iniciativa do jornalista escocês, Colin McPherson, que em 2005 documentou a destruição da floresta na região de Santarém e da estrada BR 163 e que, posteriormente sentiu o desejo de ajudar uma comunidade ribeirinha por meio do seu trabalho.
A Comunidade beneficiada foi Nova Sociedade, que naquele momento necessitava de um barco para transportar crianças da sede da comunidade a outra margem do rio. Os recursos para a aquisição do barco vieram da venda dos registros fotográficos que ficaram em exposição em junho de 2007 em Liverpool - Inglaterra.
Quando soube dessa história, me encantei como a possibilidade de ajudar e propus a realização de uma campanha no Colégio que foi um sucesso e conseguimos o montante de 1.460 livros infantis, para serem entregues não apenas a Nova Sociedade, mas a outras quatro comunidades ribeirinhas do Pará.
A viabilização desse trabalho teve apoio da Academia Mineira de Letras que auxiliou com recursos para o transporte dos livros até as comunidades.
Foi uma das experiências mais lindas que vivi e agradeço ao Thomas pelo estímulo e por tudo que fez para que essa ação acontecesse e também ao CIC/BH por todo apoio.
Veja outros posts sobre essa experiência
Comentários
Postar um comentário