MUSEU CASA DE EDUARDO RIBEIRO - MUSEU EM MANAUS


O Museu Eduardo Ribeiro, funciona em um belo casarão localizado na rua José Clemente, área próxima a dois dos mais importantes prédios históricos da cidade de Manaus, o Palácio da Justiça e o Teatro Amazonas.


No local, dizem que viveu um dos políticos mais referendados na história do Amazonas, responsável pela transformação urbanística de Manaus durante a obtenção de grandes receitas econômicas originadas do período áureo da borracha.


Há porém, uma série de elementos curiosos expostos vinculados a Eduardo Ribeiro, como por exemplo livros, jornais da época e até mesmo peças técnicas, como pedras de paralelepípedos usadas nas ruas da cidade no período de transformação, etc. No térreo funciona também a sede da Academia Amazonense de Medicina.


Por muitos anos o casarão esteve em estado de abandono, em ruínas mesmo. Sempre que passava na José Clemente, sentia enorme frustração ao perceber a insensibilidade dos mandatários que muitas vezes tratam de forma tão irresponsável a memória de nossa cidade.


Felizmente o poder público deu ênfase a reforma, bem como a criação do espaço que objetiva dar uma dimensão da importância de Eduardo Ribeiro na trajetória histórica, política e social da cidade de Manaus.


Deixo meus agradecimentos aos atenciosos colaboradores do Museu Caio Henrique e Missecleys Coelho que me receberam muito bem.

Fotos: Soraia Magalhães
Foto de Soraia com Caio Henrique: Missecleys Coelho

Museu Casa Eduardo Ribeiro
Rua José Clemente, n.º 322 – Centro
Horário de visitação: Terça a sábado (9h às 17h), Domingo (16h às 20h)
Entrada gratuita

Comentários

  1. Adorei !!
    Obrigado,
    Peter Bosco

    ResponderExcluir
  2. Não há evidência de que o referido prédio foi a casa do ex-governador Eduardo Ribeiro. Gostei do blog! Conheça o meu: www.museusdoamazonas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Rila Arruda, realmente não há evidências e por isso aponto: "No local, dizem que viveu um dos políticos mais referendados na história do Amazonas...". Vou ver o seu blog! Quanto ao Caçadores de Bibliotecas, fico feliz que tenhas gostado...
      Um forte abraço!

      Excluir
  3. Tudo que precisava!, Adorei. PARABÉNS!

    ResponderExcluir

Postar um comentário