PACHACAMAC - SÍTIO ARQUEOLÓGICO - PERU

Consegui finalmente encerrar os relatos sobre os espaços culturais visitados no Peru (museus e bibliotecas) mas decidi criar mais duas categorias visando classificar espaços que julguei serem adequados a proposta do blog, os quais identificarei como "Museus a céu aberto" e "Patrimônio Cultural da Humanidade".

Para isso destaco a visita realizada ao Santuário de Pachacamac, um sítio arqueológico situado a 36 km ao sul da cidade de Lima, uma enorme área desértica cercada por vários monumentos que se destacam em forma de templos, palacetes, casas e pirâmides.

O santuário foi construído em honra ao deus Pachacamac, o criador do mundo. Inicialmente a obra foi atribuída à cultura limenha, mas com o passar do tempo o espaço foi sendo ocupado por outros povos, como os incas que impuseram seu estilo sobre as edificações encontradas.

É possível percorrer parte do sítio a pé e do alto ter uma bela vista do oceano pacífico, do deserto e da vizinhança do santuário, uma aglomeração de pequenas e pobres casas localizadas nas proximidades dos antigos monumentos.

Conforme se pode verificar nas imagens abaixo, o sítio oferece ainda um convencional museu, onde podem ser observadas peças que foram encontradas durante as escavações do terreno como por exemplo: artefatos de vários modelos e estilos, vasos feitos de cerâmica e uma série de outros objetos usados ​​pelos antigos peruanos.

Independente da existência desse museu convencional, vocês concordam comigo que esse lugar é um museu a céu aberto?

Fotos: Peter Janzon