BIBLIOTECA MUNICIPAL DE HUARAL - PERU

Huaral é uma cidade vizinha de Chancay, localidade peruana que comentei em postagem anterior. Está localizada ao norte pelo litoral, distante de Lima cerca de 56 km.

Como as antigas cidades peruanas possuem geralmente uma praça de armas onde está concentrada a área mais cultural da cidade, meu amigo e eu, seguindo essa orientação encontramos uma bonita igreja e numa rua lateral, um pequeno edifício amarelo que trazia a inscrição: Biblioteca Municipal.

Haviam vários leitores no interior da biblioteca e de acordo com a Senhora Carolina Rodriguez Koncha (responsável pelo lugar), todos os dias uma faixa de pelo menos 30 pessoas buscam o atendimento, a maioria jovens. Funciona no horário das 08 às 19 horas e tem acesso a Internet sendo cobrada uma taxa simbólica por hora. Apesar da simplicidade, essa biblioteca parece exercer um bom papel na cultura da cidade.

Assim como em outras pequenas bibliotecas visitadas no Peru, essa também possui um espaço reservado à exposição de objetos museológicos, conforme é possível observar na imagem acima.

Ao conversar, com a Senhora Carolina, soube que esta Biblioteca foi criada na década de 50 e que não possui edifício próprio e sim, cedido pelo hospital da cidade.

A experiência foi válida e bom perceber que mesmo pequena e sem a aplicação de grandes investimentos a localidade dispõe de um ambiente que propicia acesso as práticas de estudos e leitura.

Fotos: Peter Janzon