BIBLIOTECA MUNICIPAL DE ANCON - PERU


Ancon é uma bonita cidade peruana localizada a 43 km ao norte de Lima. Possui grande importância na história do Peru, seja pela riqueza arqueológica ou pelo casario oriundo do final do século 19, quando era uma movimentada área de veraneio.


A cidade dispõe da Biblioteca Municipal Zoila Casas Calderon localizada em um pequeno edifício que não se destaca por grandes atrativos. 

Possui um acervo pequeno, contudo, apesar desse quadro apresentava vitalidade já que haviam várias pessoas usufruindo do lugar.



No dia em que realizamos a visita era período de férias e a administração da cidade oferecia no interior da biblioteca uma série de atividades como um curso criação de bijuterias, numa integração entre adultos e crianças. 

Muito especial ver essa movimentação, porém achei uma pena não ser algo voltado para o estímulo à leitura. Por exemplo, enquanto faziam as peças podiam ler poemas, conversar sobre livros...


Ancon possui bonitos casarões e um dos que mais apreciei estava localizado bem em frente ao prédio da biblioteca (ver a primeira foto aqui postada). 

Fiquei um tempão olhando aquela casa e imaginando que espetacular espaço cultural poderia ter essa cidade...


Esta foi a última biblioteca que visitei no Peru nesse ano de 2011 e confesso que aprendi muito com toda a experiência. 

Ainda contarei um pouco mais sobre Ancon na próxima postagem, já que visitei também o museu, que diferente da biblioteca dispõe de uma excelente infraestrutura.

Fotos: Peter Janzon e Bernardo Nieuwland

Comentários

Postar um comentário